Quando abre o Sisu 2026?
No ano passado, o edital com as datas foi publicado em dezembro. Entenda o que se sabe até o momento
Tem novidade na área: a partir de 2026, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) aceitará candidatos que fizeram o Enem em 2023, 2024 ou 2025. Mas afinal, quando abre o processo? Todo mundo se inscreverá de uma única vez? Respira fundo, te ajudamos a entender tudo isso de uma vez.
Para começar, vale dizer que o edital do Sisu 2026 ainda não foi publicado pelo MEC (Ministério da Educação), ou seja, ainda não tem data de inscrição ou divulgação dos resultados definida. No entanto, os ansiosos podem ter como referencial a data de publicação do edital na edição passada, 26 de dezembro.
Esta não é uma data exata, mas pode dar uma margem para saber quando aproximadamente teremos mais informações sobre o Sisu 2026. O calendário sempre é liberado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Governo Federal.
+ Como a mudança no Sisu 2026 pode impactar os candidatos do Enem 2025
Única edição do ano
Assim como nas últimas duas edições, o Sisu seguirá com um único processo no ano. Até 2022, o programa era divido em duas edições, uma no primeiro e outra no início do segundo semestre.
A nova forma de seleção favorece o preenchimento mais igualitário das vagas ao longo do ano, mas requer planejamento por parte dos estudantes.
A classificação do candidato é o que determinará se ele vai entrar na universidade ainda no primeiro semestre ou no próximo – os mais bem colocados iniciam antes.
+ Veja quais foram os 10 cursos mais concorridos do Sisu 2025
Mudanças para 2026
A partir de 2026, os candidatos poderão concorrer às vagas em universidades públicas utilizando o melhor resultado obtido em qualquer uma das três edições mais recentes do Enem: 2023, 2024 ou 2025.
Com a nova regra, prevista no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União, o sistema passará a calcular automaticamente qual edição oferece ao candidato a melhor média ponderada, de acordo com o curso e a instituição escolhidos.
A regra não se aplica a quem participou como treineiro.
+ Média ponderada: saiba como calcular a nota do Enem com peso
Cronograma Enem 2025
Inscrições: de 26 de maio a 13 de junho de 2025Pagamento da taxa: até 18 de junho de 2025Pedido de atendimento especializado e nome social: até 13 de junhoDivulgação do resultado do atendimento especializado: 20 de junhoPrazo para recurso: 23 a 27 de junhoResultado do recurso: 4 de julhoProvas: 9 e 16 de novembro de 2025- Provas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com
professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Confira o calendário do Pé-de-Meia em novembro
Fuvest anula questão de Matemática da primeira fase; saiba o que acontece com a nota
Fuvest 2026: as questões mais difíceis da primeira fase do vestibular da USP
Outras duas questões do Enem 2025 podem ter vazado antes da prova; veja quais são
Inep reafirma que nenhuma outra questão do Enem 2025 será anulada





