Relembre os últimos temas da redação do Enem
Você se lembra da proposta de 2024? Confira este resgate dos últimos três anos!
Quem vai fazer o primeiro dia do Enem 2025 no próximo domingo (9) só pensa em uma coisa: o tema da redação! O texto, temido por muitos, tem um peso significativo na nota, e pode ser o diferencial na hora de conquistar a vaga na universidade. Já que o mistério só será revelado mesmo no domingo, que tal relembrar os temas dos últimos anos para praticar – ou mesmo ter certeza do que não vai cair?
Confira abaixo!
+ Descubra um padrão que se repete nos temas de redação do Enem
Tema de redação do Enem 2024: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
No Enem 2024, o tema foi a herança africana no Brasil. A coletânea era composta por seis textos, mais do que o habitual. Um deles era a definição da palavra “herança” do dicionário Houaiss. Também havia um trecho de um samba-enredo da Mangueira, um provérbio africano sobre a origem das pessoas e a imagem de crianças admirando um grafite de Zumbi dos Palmares.
O tema seguiu a tradição do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em pautar temáticas sociais e de relevância na realidades brasileira.
Tema de redação do Enem 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
Em 2023, o Inep cobrou um tema que estava em alta nos noticiários. Pesquisas indicavam a sobrecarga das mulheres e o descompasso entre elas e os homens no mercado de trabalho. “Um tema extremamente relevante que toca nas dores de muitas mulheres”, avaliou na ocasião Danieli Ferreira, professora de Redação do Curso e Colégio Oficina do Estudante. “Estamos falando do trabalho de casa, das questões cotidianas, dos afazeres domésticos, mas também do cuidado não só dos próprios filhos, mas de pessoas enfermas, idosas”, explicou.
+ O que é gramática normativa, cobrada na redação do Enem
Tema de redação do Enem 2022: Desafios para a valorização de povos tradicionais no Brasil
Já em 2022, o Enem trouxe os povos tradicionais – como indígenas, quilombolas e ribeirinhos – para o centro da discussão. A proposta permitia múltiplas abordagens pelos candidatos, bem como a possibilidade de demonstrar um repertório diversificado. Todas deveriam passar pelos desafios para a valorização dessas comunidades. “Os desafios passam por uma inoperância governamental, no sentido de não serem pensadas políticas públicas eficientes para garantir o acesso à cidadania desses povos e os seus próprios aspectos culturais e religiosos”, avaliou Marina Rocha, professora de redação da Plataforma AZ de Aprendizagem, em entrevista ao GUIA DO ESTUDANTE naquele ano.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
É obrigatório levar o cartão de confirmação para o Enem?
5 redações nota mil no Enem dos últimos anos para se inspirar
Qual o aumentativo de televisão?
Qual é o masculino de cabra?
Veja 6 possíveis temas de redação do Enem 2025





