Segundo dia de Enem 2025 traz lagarto que inspirou criação do Ozempic
Produção da vacina e custo para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) foram outros temas atuais que apareceram na prova deste domingo (16)
O segundo dia do Enem 2025, realizado neste domingo (16), usou alguns temas atuais para contextualizar as questões de ciências da natureza e matemática. Um dos enunciados trouxe a espécie de lagarto do deserto dos EUA que produz um hormônio capaz de regular a glicose e que foi essencial na criação do Ozempic.
Pedro Lopes, supervisor de avaliações do SAS Educação, explica que o item não questionou sobre o medicamento que tem sido muito usado para emagrecimento, mas usou a espécie do lagarto, que é encontrada no deserto dos Estados Unidos, para testar o conhecimento dos estudantes sobre onde animais desse grupo taxonômico poderiam ser encontrados no Brasil.
Como explica a reportagem da Veja Saúde, o monstro-de-gila, um pequeno lagarto, habitante do sul dos Estados Unidos e do norte do México, foi a chave para a descoberta de drogas análogas ao hormônio GLP-1, que atua no corpo induzindo a saciedade. “Eles fazem um tipo de jejum intermitente extremo: são capazes de consumir todas as calorias que precisam para sobreviver em apenas três ou quatro refeições anuais”.
Em matemática, o exame falou sobre o custo para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O tema aparece em meio à discussão do fim da obrigatoriedade da autoescola para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Ministério dos Transportes abriu, no mês passado, uma consulta pública para ouvir a opinião da população brasileira sobre o tema, como explica matéria da Veja.
“O item simulava um país fictício e trazia uma tabela com valores de aulas práticas, aulas teóricas e aluguel de carro para treinamento. A tarefa do estudante era identificar qual autoescola apresentava o menor custo total”, comenta Raul Celestino de Toledo, coordenador pedagógico do Poliedro Curso.
Vinicius Beltrão, gerente de Ensino e Inovações educacionais no SAS Educação, destaca que, neste ano, o Enem não abordou diretamente a Covid-19, como nos últimos anos. Mas o exame trouxe “uma questão genérica sobre o processo de fabricação de vacina”. “A prova trouxe um infográfico que mostrava o processo de elaboração de uma vacina e o estudante tinha que identificar ali a etapa especificamente que é possível conter o vírus e qual era o nome técnico disso”, diz.
De acordo com o portal G1, outros assuntos atuais que também apareceram na prova foram:
- Produção de vacinas — do isolamento do vírus à sua inativação pelo calor;
- Recordes de Usain Bolt nas pistas;
- Descarte de hormônios no solo;
- Poluição por óleo nos oceanos;
- Tirinha da Turma da Mônica para abordar vibração sonora e taças que se quebram;
- Cálculos sobre o custo de produzir plástico por petróleo ou reciclagem;
- Comparativo do rendimento entre GNV e gasolina.
[TEXTO EM ATUALIZAÇÃO]
Calendário Enem 2025
Inscrições: de 26 de maio a 6 de junho de 2025Pagamento da taxa: até 11 de junho de 2025Pedido de atendimento especializado e nome social: até 6 de junhoDivulgação do resultado do atendimento especializado: 13 de junhoPrazo para recurso: 16 a 20 de junhoResultado do recurso: 27 de junho- Provas: 9 e 16 de novembro de 2025
- Provas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro
- Divulgação do gabarito: até o 10° dia útil após o 2° dia de aplicação
- Resultado: data ainda não divulgada
- Resultado dos treineiros: 60 dias após a divulgação dos resultados do Exame
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Gabarito Enem 2025 segundo dia: veja correção extraoficial
Qual é o plural de “arroz-doce”?
“Chale” ou “xale”: como se escreve?
Enem: principais fórmulas de Matemática para revisar antes da prova
‘Não dá para se iludir’: nota mil na redação do Enem segue tentando vaga dos sonhos na USP





