Sisu 2026 vai permitir uso das notas das três últimas edições do Enem
Candidatos poderão usar o melhor desempenho obtido no Enem 2023, 2024 ou 2025 para disputar vagas pelo Sisu 2026
O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma mudança importante no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026. A partir do próximo processo seletivo, os candidatos poderão concorrer às vagas em universidades públicas utilizando o melhor resultado obtido em qualquer uma das três edições mais recentes do Enem: 2023, 2024 ou 2025.
Até então, o Sisu considerava apenas a nota da edição mais recente do Enem. Com a nova regra, prevista no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União, o sistema passará a calcular automaticamente qual edição oferece ao candidato a melhor média ponderada, de acordo com o curso e a instituição escolhidos.
A regra não se aplica a quem participou como treineiro.
+ Média ponderada: saiba como calcular a nota do Enem com peso
O que muda?
Com a mudança, um estudante que tenha feito o Enem 2023 e obtido nota mais alta do que nas edições seguintes, por exemplo, poderá usar justamente essa nota para disputar uma vaga em 2026.
O MEC explica que o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) — método que avalia a coerência do desempenho e não apenas o número de acertos — permite comparar resultados de provas de diferentes anos.
Assim, ainda que as edições do Enem tenham níveis de dificuldade distintos, as médias permanecem compatíveis e equivalentes.
+ TRI: como identificar questões fáceis, médias e difíceis no Enem
Sisu 2026
Além da alteração nas regras de uso das notas, o edital também define o calendário de adesão das instituições públicas interessadas em participar do Sisu 2026. O período vai de 27 de outubro a 28 de novembro, e o procedimento deverá ser realizado exclusivamente pela plataforma Sisu Gestão.
Cada curso e turno deverá ofertar no mínimo duas vagas, sendo obrigatoriamente uma de ampla concorrência — independentemente das cotas ou políticas afirmativas adotadas pela instituição.
Cronograma Enem 2025
- Inscrições: de 26 de maio a 13 de junho de 2025
- Pagamento da taxa: até 18 de junho de 2025
- Pedido de atendimento especializado e nome social: até 13 de junho
- Divulgação do resultado do atendimento especializado: 20 de junho
- Prazo para recurso: 23 a 27 de junho
- Resultado do recurso: 4 de julho
- Provas: 9 e 16 de novembro de 2025
- Provas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com
professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Gabarito Unicamp 2026: correção extraoficial da primeira fase
Qual o feminino de dragão?
Unicamp 2026: acompanhe a correção comentada do gabarito
Qual o coletivo de “gaviões”?
“Prova de média para difícil”, avaliam professores sobre 1ª fase da Unicamp 2026