Sobre o que fala o filme “Up: altas aventuras”, que muita gente citou na redação do Enem
Um filme sobre a solidão na velhice e poder de fazer novas conexões para gerar alegria na vida
O primeiro dia de aplicação do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) aconteceu neste último domingo (9) e além das 90 questões sobre Linguagens e Ciências Humanas, os candidatos tiveram que escrever uma redação sobre o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O assunto foi considerado abrangente, e abria margem para o uso de diversos repertórios – entre eles, o filme “Up: altas aventuras” (2009), da Pixar.
A animação conta a história de Carl Fredricksen, um viúvo de 78 anos que, para realizar o sonho de sua falecida esposa, decide viajar para Paraíso das Cachoeiras, na América do Sul, amarrando milhares de balões à própria casa, que ele se recusa a vender para uma construtora.
Abaixo, conheça mais sobre o longa-metragem de animação!
+ Leia modelos de redação do Enem 2025 sobre envelhecimento
O poder da amizade entre gerações
No início da viagem, Carl percebe um problema: Russell, um escoteiro, está preso na varanda da casa, o que obriga a criança a acompanhá-lo na aventura. Juntos, eles acabam em uma floresta remota e descobrem que o explorador Charles Muntz, antigo ídolo de Carl, está caçando uma ave rara chamada Kevin.
Muntz, que se tornou obsessivo e perigoso, tem cães treinados para caçar e perseguir quem cruzar seu caminho, inclusive Carl e Russell.
Carl, que vivia solitário em sua casa, redescobre o valor da amizade e das novas experiências ao lado de Russell, percebendo que a aventura não está apenas na realização de sonhos materiais, mas nas conexões que constrói pelo caminho.
No final, ele encontra forças para se desprender do passado, aceita que sua casa e suas memórias podem seguir de outra forma e fortalece sua relação com Russell, abraçando uma nova fase da vida com significado e companheirismo.
O filme trata da velhice de forma sensível, evidenciando como a solidão pode afetar idosos e como experiências significativas, amizades e novas aventuras ajudam a ressignificar essa fase da vida.
+ Etarismo, ageísmo, velhofobia: o que é o preconceito baseado na idade?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Para professores, questão de linguagens do 1º dia de Enem tem duas respostas possíveis
Rayssa Leal e Paolla Oliveira viram questões do primeiro dia do Enem 2025
Qual o aumentativo de óculos de sol?
Qual é o masculino de cabra?
Gabarito Enem 2025: correção extraoficial do primeiro dia





