Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Tema da redação foi a melhor parte do Enem 2015, dizem professores

Prova de Matemática apresentou maior complexidade, enquanto Linguagens esteve dentro do esperado

Por Ana Lourenço
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h52 - Publicado em 25 out 2015, 22h13

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 terminou neste domingo (25). Contando com 5h30 de duração, os candidatos realizaram provas de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Segundo os professores ouvidos pelo GUIA, o tema da prova de redação, “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, foi a melhor parte da prova deste ano.

“O tema é bom, muito pertinente e a coletânea estava repleta de dados. Como o tema vem sendo muito discutido no último ano, acaba sendo fácil para os alunos, mas isso pode significar que muitos estudantes tenham caído no clichê na hora de elaborar os argumentos”, diz Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante.

>> Acesse a correção completa do segundo dia de provas

Continua após a publicidade

Para o supervisor de Português e Redação do Anglo Vestibulares, Eduardo Calbucci, foi essencial tocar na questão da violência contra a mulher. “É impossível um estudante que está se preparando para o vestibular não ter tido contato com esse tema. É de grande importância o debate e acho que o aluno que não tenha defendido uma posição clara de combate a essa violência não está preparado para a universidade”, explica o professor.

A prova de Matemática foi “a mais bem contextualizada dos últimos tempos”, de acordo com Célio. “Todas as questões tinham temas muito próximos do cotidiano, e isso é uma tendência que pode pautar as aulas de Matemática para os próximos anos, trazendo a disciplina para o dia a dia dos alunos”, diz.

O professor de Matemática do Anglo Vestibulares, Thiago Dutra, comenta que a prova está cada vez mais próxima dos vestibulares tradicionais. “Os textos estão maiores, exigindo mais interpretação para coleta de dados. Além disso, as contas estão difíceis, numericamente trabalhosas, exigindo assuntos mais técnicos como logaritmo e funções trigonométricas”, explica.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Já a prova de Linguagens não apresentou nenhuma novidade. “O modelo da prova de Linguagens, com longos textos e muita interpretação, já é consolidado, o que é uma vantagem para os alunos, que sabem o que esperar”, comenta Calbucci. Além disso, a prova é bastante diversificada, contando com textos que vão desde os de divulgação científica até os de vanguarda literária. “A maior dificuldade do aluno é fazer a prova até o final, por ter textos muitos compridos. Mas o estudante que conseguir driblar essa dificuldade, vai bem”, diz Célio.

Os gabaritos oficiais das provas serão divulgados até quarta-feira (28), no site do Enem, conforme prevê o edital do exame.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Tema da redação foi a melhor parte do Enem 2015, dizem professores
Enem
Tema da redação foi a melhor parte do Enem 2015, dizem professores
Prova de Matemática apresentou maior complexidade, enquanto Linguagens esteve dentro do esperado

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.