Tema de redação do Enem 2024 é ‘desafios para a valorização da herança africana no Brasil’
Prova seguiu tradição de um tema social e relevante da sociedade brasileira
Neste momento, os mais de 4 milhões de candidatos do Enem 2024 elaboram uma redação com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil“. A temática acaba de ser divulgada no perfil do ministro da Educação, Camilo Santana. Vale lembrar que, no Enem, os candidatos devem elaborar um texto no formato dissertativo-argumentativo, com uma proposta de intervenção para a problemática.
+ A partir das 18h30, acompanhe aqui o gabarito extraoficial do Enem 2024
Na coletânea de apoio, os candidatos encontraram seis textos – mais do que o habitual. Um deles era a definição da palavra “herança” do dicionário Houaiss. Também havia um trecho de um samba-enredo da Mangueira, um provérbio africano sobre a origem das pessoas e a imagem de crianças admirando um grafite de Zumbi dos Palmares.
O tema segue a tradição do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em pautar temáticas sociais e de relevância na realidades brasileira. Vale lembrar que, há 20 anos, o Brasil tem a lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, mas especialistas apontam que não há um pleno cumprimento.
Para Thiago Braga, autor e professor do Colégio e Sistema pH, trata-se de um tema “absolutamente relevante para ser discutido pelos jovens brasileiros em 2024”, já que a “herança africana é extremamente importante para a formação do que chamamos de cultura brasileira em diversos aspectos”. Ele ainda chamou a atenção para a dissociação e desvalorização da contribuição africana. Em relação aos pontos que os estudantes podem trabalhar no texto, Braga destaca:
- A apropriação cultural;
- Respeito à diversidade;
- Resgate e construção de memória.
Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovações do SAS Plataforma de Educação, pontua que “a abordagem tem que considerar os aspectos históricos, sociais, culturais e políticos dessa herança”. Além disso, a proposta de intervenção do aluno deverá indicar caminhos que contribuam para a valorização dessa herança afro-brasileira.
O tema de redação do Enem 2024 foi na contramão das apostas de professores de redação, que indicavam principalmente temas relacionados à tecnologia e meio ambiente. No entanto, Felipe Rico, assessor pedagógico da plataforma Redação Nota 1000, afirma que candidatos que se prepararam ao longo do ano e praticaram com diversos temas, certamente já haviam esbarrado com a temática proposta pelo Inep.
Tanay Gonçalves, professora de redação da plataforma Professor Ferretto, classifica o tema deste ano como fácil, tanto pela temática como pela construção da frase tema, que trazia palavras-chave clássicas como “desafios” e “valorização”. Como repertório, ela afirma que os alunos poderiam abordar o livro “Úrsula”, da escritora Maria Firmina dos Reis.
Sérgio Paganim, do Curso Anglo, também aponta como possíveis repertórios o livro Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, o mito das três raças, na obra de Darcy Ribeiro, e o pensamento de autoras como Djamila Ribeiro, Lélia Gonzalez e Conceição Evaristo. O professor também destaca que o uso da palavra “herança” no tema sugere que o candidato faça uma ponte histórica, discutindo o passado colonial e escravocrata do país, ao mesmo tempo em que avalia a desvalorização dessa cultura que se dá no presente.
Por fim, Juliana Correia, do Colégio Interação, em Palmas (TO), avalia ainda que a escolha do tema foi uma forma acertada de colocar uma discussão pertinente em evidência. Ela ainda destaca que este é um assunto bastante presente em sala de aula.
Horários Enem 2024
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Saída permitida sem o caderno de questões em ambos os dias: 15h30
- Saída permitida com o caderno de questões no primeiro dia: 18h30
- Saída permitida com o caderno de questões no segundo dia: 18h
- Fim das provas no primeiro dia: 19h
- Fim das provas no segundo dia: 18h30
Calendário Enem 2024
- Inscrições: 27 de maio a 14 de junho
- Pagamento taxa de inscrição: 27 de maio a 19 de junho
- Pedido de tratamento pelo nome social: 27 de maio a 14 de junho
- Solicitação de atendimento especializado: 27 de maio a 14 de junho
- Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho
- Recurso do pedido de atendimento especializado: 17 a 21 de junho
- Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro
- Divulgação do resultado: 13 de janeiro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.