Clique e assine GE Play por R$16,90

Tire suas dúvidas sobre o exame de certificação do ensino médio

Encceja substituirá o Enem na certificação do ensino médio a partir deste ano; inscrições vão até 18 de agosto, com provas em 22 de outubro

Por redação - Atualizado em 14 set 2017, 18h28 - Publicado em 11 ago 2017, 15h30
Encceja 2017 - Inscrição - Dúvidas
Inep/Divulgação

A partir deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não servirá mais para fazer a certificação do ensino médio aos estudantes que não o completaram na idade ideal. Quem toma a função é o Encceja, que terá foco específico na obtenção do diploma. As inscrições estão abertas desde o dia 7 de agosto. Veja abaixo as respostas para as perguntas mais comuns sobre o exame.

O que é o Encceja?

Encceja é a sigla para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Ele é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria para a obtenção do diploma em duas modalidades: ensino fundamental ou ensino médio

Quem pode fazer a prova?

Para a prova do ensino fundamental, qualquer pessoa que tenha pelo menos 15 anos completos pode se candidatar, basta apresentar o número do documento de identidade oficial. Para a do ensino médio, é necessário ter 18 anos completos até a data de realização do exame, basta apresentar o número do CPF. Não existe idade máxima para fazer a prova.

Quanto custa a inscrição? Quando será aplicada a prova?

O Encceja é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto. As provas serão aplicadas no dia 22 de outubro, de manhã e à tarde.

Como será o exame?

O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação, que serão aplicadas da seguinte maneira:

Matutino 
Abertura dos portões: 8h
Fechamento dos portões: 8h45
Início das provas: 9h
Término das provas: 13h
Ensino fundamental – provas de Ciências Naturais e História e Geografia
Ensino médio – provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias

Continua após a publicidade

Vespertino
Abertura dos portões: 14h30
Fechamento dos portões: 15h15
Início das provas: 15h30
Término das provas: 20h30
Ensino fundamental – provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática
Ensino médio – provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias

Na Página do Participante é possível se informar sobre as competências que serão cobradas na prova.

Em quais cidades posso fazer o Encceja?

Veja aqui a lista de cidades brasileiras em que haverá aplicação. Para cidades no exterior, acesse aqui.

Por que a certificação não é mais feita pelo Enem?

Segundo a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Ines Fini, o Enem utiliza as referências do ensino superior em sua elaboração, o que não é adequado para a avaliação de pessoas que precisam somente do diploma, servindo mais ao seu propósito de ser um grande vestibular nacional. O Encceja levará em conta apenas os parâmetros da escolaridade básica, o que o torna mais adequado para esta finalidade. 

Tenho mais de 18 anos, mas não completei o ensino fundamental. Preciso fazer a prova do fundamental para depois fazer a do ensino médio?

Não. Você pode fazer a prova do ensino médio direto, se preferir.

Preciso obter proficiência apenas em uma área do conhecimento. Devo fazer a prova toda?

Não. Caso você precise fazer a prova para apenas uma das áreas, basta indicar no ato da inscrição. Na hora do exame, responda apenas às questões da área especificada.

O Encceja oferece atendimento especial?

Sim. Há a possibilidade de atendimento especializado, específico e auxílios ou recursos de acessibilidade, que devem ser solicitados durante a inscrição. Eles estão listados no edital e na Página do Participante. Também é feito atendimento pelo nome social, para participante travesti ou transexual que quiser tratamento pela sua identidade de gênero. Nesse caso, ele deverá ser solicitado após o período de inscrição, entre 21 e 25 de agosto, pelo sistema de inscrição.

Continua após a publicidade
Publicidade