Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

UFF adota Enem como fase única do vestibular 2013; seleção será feita via Sisu

Candidatos devem se inscrever no exame até 15 de junho para concorrer às vagas

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h53 - Publicado em 12 jun 2012, 10h06

A Universidade Federal Fluminense (UFF) não realizará mais o concurso vestibular tradicional a partir de 2013. Para concorrer às vagas nos cursos de graduação da instituição, os candidatos precisarão necessariamente prestar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2012. Em nota, a UFF divulgou que os estudantes deverão também se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), edição 2013, do Ministério da Educação (MEC).

– UFBA adota Enem como primeira fase do vestibular

– UFU adotará nota do Enem 2012 como processo seletivo para ingresso na instituição

– Inscrições para o Enem 2012 podem ser feitas até sexta-feira (15)

O Sisu foi criado pelo O Ministério da Educação (MEC) para selecionar estudantes em instituições públicas com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No sistema, é possível localizar cursos e vagas por localidade e instituição de ensino. Além disso, o candidato terá que definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas.

Continua após a publicidade

Segundo a nota, a decisão foi proposta pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF (CEP). Para o coordenador geral da Coordenação de Seleção Acadêmica da UFF (Coseac), Prof. Néliton Ventura, “existe a expectativa de que o acesso à universidade seja democratizado, que mais jovens possam ter acesso ao ensino superior. A UFF também precisava engajar-se nessa política que ocorre em nível nacional”, explica.

Políticas afirmativas

Além das mudanças no processo seletivo, a UFF também realizará mudanças nas políticas afirmativas da UFF. A partir da próxima seleção, haverá uma reserva de 25% das vagas para os candidatos que tiverem cursado todo o ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas municipais e estaduais. Antes, era utilizado o critério de bonificação das notas obtidas no vestibular ou no Enem pelos alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas estaduais e municipais.

Para concorrer às vagas da reserva, os estudantes deverão comprovar renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Caso as vagas da reserva não venham a ser totalmente preenchidas, voltarão à ampla concorrência.

Inscrições para o Enem

As inscrições para o Enem 2012 se encerram nesta sexta-feira (15). O candidato pode fazer o cadastro pela internet até as 23h59. A taxa de inscrição é de R$ 35 e pode ser paga até 20 de junho. As provas serão realizadas em 3 e 4 de novembro, em todas as Unidades da Federação. O resultado final estará disponível a partir de 28 de dezembro. Ainda não foram divulgadas datas para as inscrições no Sisu 2013. Para mais informações, acesse os sites da UFF e do Sisu.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade