A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou o edital de retificação para o vestibular 2013, que adequa o concurso à Lei de Cotas, decretado em outubro pelo governo federal. Os candidatos já inscritos deverão acessar o site do vestibular da UFMG, de 12 a 18 de novembro, para completar informações no cadastro. Quem não fizer a opção concorrerá, automaticamente, às vagas de livre concorrência.
– Leia o edital de retificação do vestibular 2013 da UFMG
– Governo publica decreto que regulamenta Lei de Cotas nas universidades federais
– MEC esclarece dúvidas sobre a Lei de Cotas
O procedimento é obrigatório para todos os inscritos. Ao acessar o site, o estudante inscrito deverá optar por uma das cinco modalidades disponíveis:
– Egresso de escola pública, que se declare preto, pardo ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capta;
– Egresso de escola pública, que não se declare preto, parto ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
– Egresso de escola pública que se declare preto, parto ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo;
– Egresso de escola pública que não se declare preto, parto ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo;
– Livre concorrência – concorrerão nessa modalidade todos os candidatos, incluindo aqueles que optarem pela reserva de vagas, desde que tenham nota suficiente.
Envio de documentos
Para comprovar as declarações feitas durante o complemento da inscrição, os candidatos deverão enviar até 19 de novembro, via correios, a documentação exigida para a comprovação de escolaridade e renda (se for o caso). A lista pode ser conferida no site da UFMG. Em 17 de dezembro será divulgado o resultado da apuração dos documentos. A partir desta data, o estudante indeferido terá 3 dias para recorrer da decisão.
Reserva de vagas
Este ano serão reservadas 912 vagas para os candidatos cotistas e outras 5.758 para livre concorrência, o que representa uma reserva de 13,67% do total. A UFMG não aplicará mais o programa de bônus, que acrescentava 10% à nota dos candidatos que cursassem todo o ensino fundamental e médio em escola pública e 15% para quem se declarasse negro ou pardo.
Vestibular
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 será usado como primeira fase do vestibular. A segunda etapa acontece entre 13 a 20 de janeiro de 2013.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem