Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

UFPA adota Enem como fase única do vestibular tradicional

Decisão foi tomada para evitar prejuízos com processo seletivo próprio

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h45 - Publicado em 4 jun 2013, 17h51

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará aprovou, nesta segunda-feira (5), a utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como único processo seletivo, não havendo mais outra etapa, como ocorria nos anos anteriores. Também passa a valer para o próximo concurso a destinação de até 20% do número total de vagas da Instituição ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

– Sisu oferece mais de 39,7 mil vagas para o segundo semestre de 2013

– Enem bate recorde de candidatos e registra mais de 7,8 milhões de inscrições

Segundo a UFPA, o Enem foi adotado por motivos orçamentários, ligados à adoção da lei da isenção de taxa em universidades federais. Em 11 de abril, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.799, que assegura a isenção total do pagamento da taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais a estudantes de baixa renda. O direito está garantido a alunos de escola pública e bolsistas integrais da rede particular. O Decretora vale para candidatos com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por integrante da família. Algumas instituições federais, entre elas a UFPA, já adotavam critérios para a isenção total ou parcial da taxa de inscrição.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Até 2013, a UFPA adotou a inscrição no CadÚnico para programas sociais do governo federal – que estabelece renda de meio salário mínimo per capta – como critério de comprovação da baixa renda para garantir a isenção da taxa de inscrição. Agora, com a nova Lei, o direito de isenção vai além do CadÚnico e será garantido a qualquer aluno de escola pública ou bolsista integral da rede particular. Segundo dados da universidade, o número abrageria cerca de dois terços dos candidatos ao vestibular da UFPA, em 2014, considerando que, em 2013, 60% dos inscritos eram oriundos da rede pública.

A UFPA estimou que, em 2014, receberia entre 110 mil a 120 mil inscrições para o vestibular tradicional. Com isso, as isenções acarretariam um déficit de 3,2 a 4 milhões de reais, recursos que a universidade deixaria de arrecadar, impossibilitando o seu processo seletivo, que é autocusteado.

Diante da situação, foi discutido, entre os conselheiros, a proposta da utilização do Enem como única etapa de seleção para o ingresso na UFPA. A decisão foi aprovada no Consepe, com uma diferença de 15 votos a favor e quatro contra.

Exceções

Os Processos Seletivos Especiais (Educação no Campo, Indígenas, Quilombolas) e os processos que envolvem provas de habilidades específicas, como em Artes, não sofrerão alteração.

Enem

O exame, aplicado pelo Inep/MEC, envolve quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. As inscrições para o Enem 2013 já estão encerradas. A prova será aplicada nos dias 26 e 27 de outubro, em 1.632 municípios brasileiros, sendo 69 no Pará. O total de isentos do Enem, em decorrência da nova Lei, foi de 5.247.993 estudantes, segundo dados do Ministério da Educação.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
UFPA adota Enem como fase única do vestibular tradicional
Enem
UFPA adota Enem como fase única do vestibular tradicional
Decisão foi tomada para evitar prejuízos com processo seletivo próprio

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.