Clique e assine GE Play por R$16,90

Termina nesta quinta prazo para cadastrar foto para o Enem

A imagem na Página do Participante é obrigatória e será usada para a identificação do candidato no dia da prova

Por Juliana Morales - Atualizado em 8 out 2020, 12h22 - Publicado em 1 out 2020, 09h33
Reprodução/Reprodução

O Inep, instituição responsável pelo Enem, decidiu ampliar o prazo para o cadastramento da foto até esta quinta-feira (8). O prazo inicial era 1º de outubro, mas foi estendido após estudantes relatarem falhas no sistema e dificuldade para incluir a foto. A  imagem é obrigatória para a realização do exame, que acontece em janeiro.

A foto do candidato será usada para a identificação no dia da prova, com o objetivo de reduzir fraudes no vestibular. Segundo o Inep, ela será impressa no caderno de respostas ou aparecerá no computador, no caso da versão digital.

Como essa foto deve ser?

Segundo o próprio edital do Enem, a foto deve ser “atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares)”. Seguindo todas as exigências, como uma foto de documento tradicional, a foto pode ser tirada do celular mesmo.

O arquivo da foto precisa estar no formato JPEG ou PNG e ter um tamanho máximo de 2 megabytes.   

Como inserir a imagem no cadastro?

Tanto para carregar uma imagem nova como para atualizar a imagem, você precisa entrar na Página do Participante, em “perfil” e encontrará a opção “foto de perfil”. Ai é só fazer o carregamento – foi aí que muitos alunos tiveram problemas nesta quinta-feira.

Continua após a publicidade

Caso ainda tenha dúvidas ou ocorrer qualquer problema, entre em contato com a Central de Atendimento (no número 0800 616161), oferecida pelo Inep.

O Enem tradicional acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já o Enem Digital será no dia 31 de janeiro e em 7 de fevereiro.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade