logo-ge

UnB é a primeira federal a oferecer curso online aberto e gratuito

Curso de Bioenergética também é pioneiro na área de ciências da saúde no país

A Universidade de Brasília (UnB) é a primeira universidade federal a oferecer um Mooc (sigla em inglês para curso aberto, online e em massa) no Brasil. Em parceria com o portal de aulas Veduca, a instituição disponibilizará o curso de Bioenergética online e gratuitamente a partir desta quinta-feira (11).

– Saiba mais sobre os cursos online de física e estatística lançados pela USP

Como funciona

Primeiro curso na área de Ciências da Saúde do país, o Mooc de Bioenergética da UnB foi criado para suprir uma demanda de cursos online nesse setor. Os interessados pelo curso podem se inscrever no site do Veduca. As aulas são grátis e não existe limite de prazo para concluir o curso. Quem organiza o cronograma de estudos é o próprio aluno. No fim do curso, que em média leva três meses para ser concluído, haverá uma prova presencial e distribuição de certificado para quem for aprovado.

Expansão da oferta de cursos

Outras universidades brasileiras, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, também estão interessadas em usar a plataforma para lançar cursos com o Veduca ainda no segundo semestre de 2013: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a PUC-SP e a PUC-RJ. A Universidade de São Paulo (USP) já oferece cursos no site desde o mês passado. Unicamp e Unesp também já estão com disciplinas disponíveis no site.

"Os cursos devem ser na área de especialidades dessas universidades. O ITA tem uma expertise muito grande no setor de Aeronáutica, por exemplo, e a FGV tem uma fortaleza muito grande nas áreas de Administração, Economia e Direito", afirma Carlos Souza, fundador do Veduca.

O site Veduca também oferece cursos de universidades estrangeiras de renome, como Harvard, MIT, Oxford e Stanford.

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem