USP destina 14% das vagas para ingresso via Enem
Cursos concorridos, como Medicina e Direito, estarão na seleção pelo Sisu
A Universidade de São Paulo (USP) aprovou, nesta terça-feira (23), o ingresso parcial com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A universidade decidiu destinar 1.499 vagas (cerca de 14%) ao Sisu. Desse número, por volta de 10% dos postos serão exclusivos para estudantes formados no ensino médio da rede pública. Os outros 86% continuarão com o ingresso via vestibular tradicional da Fuvest.
A participação da USP no Sisu, segundo a universidade, será feita em caráter experimental. Do total de vagas destinadas ao Sisu, 423 vagas são na área de ciências exatas e tecnologia, 348 na área de ciências biológicas e 728 em humanidades.
A decisão já vale para o ingresso no primeiro semestre de 2016, com o uso da nota do Enem 2015. Antes de ser aprovada, a nova forma de ingresso passou por discussão nos conselhos internos da USP e cada unidade foi responsável por decidir aderir ou não ao Enem. Por isso, alguns dos cursos mis concorridos ficaram de fora, como Medicina (no campus da capital), Audiovisual e Jornalismo.
Já outros cursos muito buscados vão oferecer vagas pelo Sisu: Relações Internacionais (20% das vagas), Direito (20%) e Medicina (Ribeirão Preto) (10%).
– Veja quais cursos da USP serão oferecidos pelo Sisu (lista completa)
Dentre as modalidades de vagas adotadas pelo Sisu, as Unidades poderiam optar por três: ampla concorrência; vagas disponibilizadas para candidatos que, independentemente de renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; e vagas disponibilizadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Das 42 Unidades de Ensino e Pesquisa da USP, sete não participarão do Sisu. Além dessas, a Escola de Comunicações e Artes (ECA), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU) não aderiram ao sistema, pois a seleção dos novos alunos dessas Unidades conta também com provas de habilidades específicas.
Bônus no vestibular
Os bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) continuarão a ser oferecidos a alunos oriundos de escolas públicas que se inscreverem na Fuvest. Os bônus do Inclusp podem chegar a até 20%, variando de acordo com o grupo em que o candidato se inserir, que incidem sobre a nota da primeira fase e a nota final do vestibular.
A Pró-Reitoria de Graduação definirá a forma de compatibilização dos resultados de candidatos aprovados nos dois processos – Sisu e Fuvest – privilegiando, sempre que possível, o resultado do vestibular tradicional.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem