A segunda competência da Cartilha do Participante, que descreve as regras e critérios para a correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estabelece que o texto deve ser dissertativo-argumentativo.
Para atender às exigências de elaboração nesse gênero textual, o candidato precisa combinar dois princípios de estruturação. O primeiro é apresentar uma tese, desenvolver justificativas para comprová-la e finalizar com uma conclusão, enquanto o segundo é “utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto”.
Alguns recursos que podem ser utilizados para cumprir esse segundo quesito são:
- dados estatísticos;
- exemplos;
- pesquisas;
- fatos comprováveis;
- citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;
- pequenas narrativas ilustrativas;
- alusões históricas; e
- comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.
Atenção: é importante que essas informações venham de fontes confiáveis.
Sendo assim, uma forma de chegar na prova de redação com bons argumentos é ler regularmente dados sobre temas relevantes relacionados com o Brasil e a população.
Para ajudar os candidatos do Enem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) produziu um arquivo com informações produzidas por sua equipe sobre trabalho, emprego, acesso à internet, estatísticas de gênero, pessoas com deficiência e cor ou raça, temas presentes na redação do exame. Ao fim de cada assunto, também é possível encontrar infográficos e links para se aprofundar.
No link, acesse o material do IBGE gratuitamente.