Qual é a diferença entre Neocolonialismo e Imperialismo?
Enviado por Milena
O Imperialismo é um conceito mais amplo que abrange o conceito mais específico de Neocolonialismo.
Denomina-se de Imperialismo a fase na qual o sistema capitalista torna-se industrialmente mais tecnológico, utiliza-se de métodos mais agressivos na busca de mercados, adquire uma abrangência mundial e passa a ser conduzido e manipulado por empresas multinacionais e por grandes bancos. Dois dos componentes fundamentais do Imperialismo são o capitalismo monopolista e o capitalismo oligopolista, ou seja, o surgimento e a ação de grandes empresas industriais que passam a deter a maior parte do mercado (concentração econômica), fato este que dificulta a concorrência às pequenas e médias empresas. Outro componente do imperialismo e que age de forma semelhante é o capitalismo financeiro dos grandes bancos: poucas e poderosas instituições financeiras fornecem empréstimo e provocam endividamentos com a obtenção de fartos lucros.
Nessa busca desenfreada por novos mercados consumidores de industrializados, pelo fornecimento de matérias-primas e de combustíveis, e por locais para novos investimentos é que as potências europeias passam a conquistar novas colônias na África, Ásia e Oceania. O Neocolonialismo, portanto, é o terceiro componente do Imperialismo, ou seja, um desdobramento da evolução do capitalismo contemporâneo.
Toda essa ação mais agressiva do capitalismo começou a acontecer na Segunda Revolução Industrial (1850-1945), época em que foram desenvolvidos os motores elétricos e à explosão, a siderurgia do aço, os barcos movidos a hélice, os sistemas ferroviários e rodoviários, o telégrafo, o telefone, o automóvel, o avião etc.
Questão respondida pelo professor Antônio Carlos Güttler do Sistema de Ensino Energia, graduado em História pela UnB (Universidade de Brasília) e mestre em História pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).