Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

10 celebridades históricas que já se encontraram com o Rei Pelé

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h55 - Publicado em 23 jun 2014, 18h58

Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé, é um dos atletas mais prestigiados da História. Seu talento propiciou a ele todos os prêmios e títulos que qualquer jogador de futebol já sonhou em um dia conquistar. Além disso, foi o primeiro homem a marcar mais de mil gols e o o primeiro e único a vencer três Copas do Mundo. Para relembrar fatos marcantes da vida do astro, separamos uma lista de 10 personalidades da política, do cinema e da música que já estiveram lado a lado com o Rei.

mulheres-pele

1) Encontro de realezas: Em visita oficial ao Brasil, em 1968, a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, entregou a taça de campeão a Pelé. Ele foi capitão da Seleção Paulista que venceu a Carioca por 3 a 1 em jogo amistoso realizado no Maracanã. (Imagem: reprodução/pele.m-qp-m.us)

2) Musa do cinema: Em uma partida organizada em prol da luta ao câncer, Pelé apresentou a atriz francesa Brigitte Bardot aos seus colegas de time. O jogo aconteceu em Paris, em 1971 (Imagem: reprodução/acidcow.com)

3) Musa da MPB: como a gente vê de tudo nessa vida, teve até parceria fora dos campos entre Pelé e Elis Regina. A estrela chegou a fazer duas músicas com o jogador: “Perdão Não Tem” e “Vexamão”. (Imagem: reprodução/hailtothekingpele.tumblr.com)

pele-politicos-americanos

4) Pelé de toalha: De passagem pelo Brasil em novembro de 1965, o então senador democrata por Nova York Robert Kennedy foi ao vestiário do Maracanã se encontrar encontrar com Pelé, após um jogo do Santos. A esperança do político era a de que, ao lado do “Rei do Futebol”, ele tivesse a aprovação do eleitorado negro dos Estados Unidos em sua pretensão de chegar ao cargo de presidente. Na pressa, Pelé acabou saindo quase nu do vestiário ainda cheio de sabão. (Imagem: reprodução/imortaisdofutebol.com)

5)  Encontro com o presidente 1: Pelé se encontrou com o presidente dos Estados Unidos Gerald Ford, em junho de 1975 e deu a ele uma aula de como fazer embaixadinhas. (Imagem: divulgação/research.archives.gov)

6) Encontro com o presidente 2: O atleta foi convidado para uma visita à Casa Branca, em setembro de 1986. Na ponta esquerda da imagem está o então presidente do Brasil, José Sarney, e, ao centro, o presidente dos EUA, Ronald Reagan. (Imagem: Wikimedia Commons)

Continua após a publicidade

7) Encontro com o presidente 3: Mais uma vez, Pelé tentou ensinar um líder norte-americano a jogar bola. O presidente Bill Clinton se encontrou com o Rei em 1997, no Rio de Janeiro. (Imagem: Wikimedia Commons)

andy-warhol-pele

8) Ícone pop: A amizade entre Andy Warhol e Pelé começou em 1977 e levou à famosa foto do jogador feita pelo artista, um dos ícones da pop art. Acima, os bastidores do ensaio fotográfico. (Imagem: reprodução/blog.vintage.it)

Untitled design (21)

9) Amizade entre gigantes: Na foto da esquerda, a lenda dos ringues, o lutador Muhammad Ali, abraça Pelé em seu jogo de despedida do futebol, em 1977. Pelé e Ali, mesmo antes de se conhecerem pessoalmente, eram fãs um do outro. A amizade se fortaleceu depois que o brasileiro se mudou para Nova York, contratado para jogar pelo New York Cosmos, em 1974. Na foto da direita, uma imagem do bate-papo feito entre o Rei e “seu ídolo”, como ele costuma chamá-lo, divulgada em fevereiro de 2014. (Imagens: divulgação/Facebook Oficial do Pelé)

stallone-pele

10) O filme do Pelé com Stallone: O Rei contracenou no cinema perto de estrelas de Hollywood, como o eterno Rocky Balboa, Silvester Stallone. O longa “Fuga para a Vitória” (1981) fala sobre um time de futebol formado por presos durante a Segunda Guerra Mundial que disputam uma partida contra seus algozes, os alemães (por isso na terceira foto Pelé está sentado à frente de bandeiras com símbolos nazistas). O atleta representou um jogador de Trinidad e Tobago ao invés de um brasileiro, mas isso tem uma explicação. Baseada – em parte – em fatos reais, a história teria se passado antes da entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial (que só aconteceu por volta de 1944), o que deixaria a presença de um jogador brasileiro meio estranha. (Imagens: divulgação/”Escape to Victory”). (obs: Esse não é o “filme do Pelé” que o Chaves preferia ter visto. É esse aqui, El Chanfle, que não tem a participação do Pelé. Entenda aqui)

pele-maradona

E um bônus na lista, só pela curiosidade. O primeiro encontro do Pelé com seu eterno rival, Diego Maradona, aconteceu em 1979, promovido pela revista argentina El Gráfico. (Imagem: reprodução/pessoasincriveisjuntasporai.tumblr.com)

Continua após a publicidade

Publicidade