logo-ge

100 anos da Revolução Russa: relembre e veja fotos do conflito

Há 100 anos, os bolcheviques chegavam ao poder na Rússia

O completar de 100 anos de um grande evento da história da humanidade não é algo que acontece todos os dias. Em 2017, a vez é a da Revolução Russa que, no mês de outubro, atingiu um século desde o seu mais importante episódio, a também chamada Revolução Vermelha, que levou os bolcheviques ao poder do governo russo e mudou os rumos do século 20.

Em 25 de outubro de 1917, o processo da Revolução já acontecia havia alguns meses. Apoiada pelos sovietes, a pobre, esfomeada e descontente população russa já fizera o czar Nicolau II, da dinastia Romanóv, abdicar do trono em fevereiro daquele mesmo ano. Com a sua saída, estabeleceu-se um Governo Provisório.

Quem detinha o apoio da população, entretanto, era o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), que era dividido em duas vertentes: os bolcheviques e os mencheviques.

Os bolcheviques acreditavam que a insurreição socialista deveria ocorrer imediatamente e que todo o poder deveria ser distribuído. O grupo que detinha mais poder naquele momento, porém, era o dos mencheviques, composto por liberais e socialistas moderados. Estes achavam que a revolução deveria ser burguesa e ocorrer gradativamente, com diversas reformas até que o socialismo fosse alcançado.

Aprofunde-se no tema!

Na plataforma do Curso Enem GE, você encontra videoaulas, textos e exercícios sobre esse e todos os outros temas importantes para o Enem e outros vestibulares. Conheça clicando aqui.

A Revolução de Outubro aconteceu justamente pelo descontentamento dos bolcheviques e da população. Ambos acreditavam que nenhuma real mudança social tinha sido realizada após a queda do império. O povo continuava com fome, morrendo nos conflitos da Primeira Guerra Mundial e clamando por uma divisão justa de terras.

Com o mote “paz, terra e pão”, os bolcheviques prometiam para o povo precisamente comida, uma reforma agrária e a saída da guerra. Depois de alguns meses em conflito, em 25 de outubro de 1917, o grupo é vitorioso e os camponeses e operários, enfim, passam a governar a Rússia, com Lenin no poder.

Nos próximos meses, a guerra civil entre bolcheviques e mencheviques permanece até que, em 1922, é fundada a União das Repúblicas Socialistas Soviética, a URSS.

Para relembrar os 100 anos do clímax da Revolução de Outubro, neste dia 25 publicamos algumas fotos raras da Revolução Russa:

Membros do Exército Russo carregam bandeiras com dizeres republicanos no dia 14 de outubro de 1917 (Hulton Archive/Getty Images)

No dia 26 de outubro, pessoas protestam na cidade de São Petersburgo - então chamada de Petrogrado (Keystone/Getty Images)

Soldados marcham com bandeiras em São Petersburgo, em outubro de 1917 (Keystone/Getty Images)

Membros do Exército Vermelho posam para foto em outubro de 1917 (Hulton Archive/Getty Images)

Russos guardam a frente da Catedral de Santo Isaac, em São Petersburgo, em outubro de 1917 (Keystone/Getty Images)

Em outubro de 1917, as mulheres russas também vão às ruas exigir o direito ao voto (Keystone/Getty Images)

Soldados e civis ouvem o discurso de Mikhail Rodzianko em outubro de 19187, no Palácio Tauride, em São Petersburgo. Rodzianko era um ex-membro do governo czarista e contrarrevolucionário (Hulton Archive/Getty Images)

Civis correm dos tiros na principal avenida de São Petersburgo, a Nevsky Prospekt, em outubro de 1917 (Hulton Archive/Getty Images)

Discurso em frente a Catedral de Santo Isaac, em São Petersburgo, em outubro de 1917 (Keystone/Getty Images)

Mobilização de operários que buscavam onde trabalhar após a Revolução Russa, em 1918 (Central Press/Getty Images)

Veja também