PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

12 motivos que explicam por que os brasileiros estão lendo menos

Falta de tempo, paciência e outros desafios apontados na pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil" mostram o que está por trás da queda no hábito de leitura

Por Patrícia Giuffrida
Atualizado em 25 nov 2024, 18h04 - Publicado em 25 nov 2024, 15h00
menino entediado lendo
 (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Estamos lendo menos? Segundo a 6ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” – feita pelo Instituto Pró Livro e pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) – houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país nos últimos quatro anos. Pela primeira vez na série histórica do levantamento (realizado desde 2007), a proporção de não-leitores é maior do que a de leitores na população brasileira: 53% das pessoas não leram nem parte de um livro – impresso ou digital – de qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos, nos três meses anteriores ao estudo.

+ ‘Ainda estou aqui’: conheça o livro que inspirou filme brasileiro aclamado

Mas por que será que as pessoas estão lendo menos? A pesquisa mostrou que a principal justificativa foi a fata de tempo. Quase 50% dos entrevistados apontaram essa como a principal razão. Em segundo lugar, as pessoas disseram que preferem outras atividades. E, em terceiro, venceu a falta de paciência para ler. Olha só o ranking completo das 12 principais razões apontadas pelo estudo:

  • 46% por falta de tempo;
  • 9% porque prefere outras atividades;
  • 8% porque não tem paciência para ler;
  • 7% porque se sente muito cansado para ler; 
  • 7% porque não há bibliotecas por perto;
  • 5% porque acha o preço de livro caro;
  • 4% porque não gosta de ler;
  • 4% porque não tem dinheiro para comprar;
  • 3% porque não tem um lugar apropriado para ler;
  • 3% porque tem dificuldades para ler;
  • 3% por não ter um local onde comprar livros;
  • 1% por problemas de saúde/ visão;
  • 1% outros

+ Essa é a quantidade de livros que conseguimos ler na vida, segundo um especialista

Continua após a publicidade

A tecnologia pode ser uma das culpadas?

Laura Vecchioli do Prado, coordenadora de literatura e informativos do Editorial de Educação Básica da SOMOS Literatura, acredita que o avanço da tecnologia pode ter contribuído para o desinteresse pela leitura entre os brasileiros. “Os dispositivos eletrônicos e as redes sociais têm desviado a atenção das pessoas – especialmente dos jovens – da leitura de livros” explica. Ela também aponta como uma causa relevante a situação socioeconômica da população: “o acesso limitado a livros e bibliotecas em algumas regiões, e o preço alto dos livros também desempenham um papel importante nessa redução.”

A especialista vê os dados da pesquisa de forma preocupante, pois, para ela, a leitura é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e crítico de crianças, adolescentes e jovens. “A falta de leitura pode resultar em uma menor capacidade de compreensão textual, vocabulário limitado e dificuldades na escrita, o que impacta diretamente no desempenho acadêmico. A longo prazo, isso pode afetar a qualidade da educação no Brasil, limitando as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens”, reflete Laura.

+ Por que taxar os livros pode gerar retrocesso social e econômico no país

Continua após a publicidade

Para reverter essa tendência, a professora acredita que o ideal é que haja mais campanhas de incentivo à leitura nas escolas, e a criação e manutenção de bibliotecas públicas e escolares especialmente em áreas remotas. “Precisamos trabalhar juntos para criar uma cultura de leitura que inspire todas as gerações a amar os livros e a buscar continuamente o conhecimento.”

Quer passar nos vestibulares? Tem que ler livros!

Para mandar bem nos principais vestibulares, como a Fuvest e a Unicamp, por exemplo, tem que ler todos os livros indicados pela banca. Além de te ajudar a responder corretamente às questões de Língua Portuguesa, essas leituras vão turbinar seu vocabulário e sua interpretação de texto, ajudando a pensar mais rápido e de forma crítica – habilidade essencial para brilhar nas questões mais difíceis. 

A professora Laura também sugere, além da leitura das obras obrigatórias de alguns vestibulares, também ler outros livros de temas variados, que ajudam a ampliar a bagagem cultural, deixando o estudante pronto para fazer conexões espertas e análises profundas, tantas nas provas quanto no dia a dia. 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Ah, e não dá para esquecer que escrever bem é um diferencial, né? A leitura é a base para arrasar na redação e garantir aquele peso extra na nota! Que tal incluir mais leitura de livros na sua rotina?

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

12 motivos que explicam por que os brasileiros estão lendo menos
Estudo
12 motivos que explicam por que os brasileiros estão lendo menos
Falta de tempo, paciência e outros desafios apontados na pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil" mostram o que está por trás da queda no hábito de leitura

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.