Aqui na redação do GUIA, temos tentado pensar cada vez mais em músicas que sejam bacanas de se escutar mas que, também possuam um viés musical e divertido! Desta vez, levantamos a questão: será que há melodias que ajudem a absorver os conteúdos de biologia? Pesquisamos e conversamos com a professora Aline Ribeiro atrás de sons bacanas que tragam ou em sua mensagem, ou na letra alguma lição para os estudantes que querem aprender um pouco mais sobre a ciência que estuda os seres vivos.
As 20 músicas que encontramos estão nesta lista:
1) Spyro Gyro – Jorge Ben Jor
Na música, Jorge se refere à spyro gyro como “um bichinho bonito que dá na água” – o que vem a ser o plâncton, ou, popularmente: as algas. Espirogira é o nome cientificamente correto para este gênero de algas verdes, que vive em ambientes de água doce e se locomove principalmente pela correnteza.
2) Luz do Sol – Caetano Veloso
Nesta poética canção de Caê, talvez o significado passe batido, mas se ouvirmos com atenção e analisarmos a letra, conseguimos notar um processo importantíssimo – e encantador – da biologia: a fotossíntese. É o procedimento pelo qual as plantas sintetizam compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. A partir dela, estes organismos produzem seu próprio alimento.
3) O Rouxinol – Gilberto Girl
Este pequenino pássaro é o tema central da música de Gil. O resgate de um animalzinho machucado pelo intérprete dá início à letra, que segue narrando o canto roqueiro a ave desenvolve, até a sua fuga.
4) Passaredo – Chico Buarque
Cheia de referências à natureza e tipos de pássaros, esta canção também aborda o cuidado que tais animais devem ter com o homem e sua ganância.
5) Espatódea – Nando Reis
Gineceu, flor de pólen. Aparentemente romântica, esta música foi feita para expressar o amor de Nando por sua filha, Zoé, porém fala de botânica e genética também.
6) Planeta Água – Guilherme Arantes
Um dos clássicos do rei dos hits de telenovelas, esta canção aborda o ciclo da água e sua crescente poluição.
7) Masculino E Feminino – Pepeu Gomes
Animada, esta canção dos anos 80 é ótima para lembrar das questões de gênero, sexualidade de sistema reprodutor humano.
8) Xote Ecológico – Falamansa (Gonzaguinha)
Original de Gonzaguinha, essa música trata das diversas dificuldades que o meio-ambiente sofre há anos: plantas que não nascem, flores que desabrocham e peixes que deixam de viver, assim como o verde da natureza.
9) Absurdo – Vanessa da Mata
Mato-grossense, Vanessa canta a autodestruição humana, munida pela ambição. “Essa imagem infértil do deserto/Nunca pensei que chegasse aqui”. Na opinião da cantora, quem perde somos nós, indivíduos.
10) Zé Meningite – Grupo Revelação
Ao escutar a música, chega a dar pena do tal Zé Meningite: tantas doenças ele contrai ao decorrer dos versos. Febre amarela e conjuntivite, derrame cerebral, coqueluche faringite são apenas algumas das patologias que Zé desenvolve.
11) As Baleias – Roberto Carlos
Sofrida, esta composição fala da extinção provocada pelas ações descabidas do homem, como a caça.
12) O Pulso – Titãs
Com autoria de Arnaldo Antunes, este som tem uma enorme quantidade de doenças, em conjunto a sentimentos como ciúme, raiva e rancor. Ideal para separar a estudar as patologias por grupos ou simplesmente despertar a curiosidade.
13) Panorama Ecológico – Erasmo Carlos
Citando o nome de diversas flores, Erasmo ajuda a estudar ecologia e a sistemática zoológica nessa obra.
14) Mata Atlântica – Nengo Viera
“Quando Cabral chegou e aqui ele encontrou/ Prata beleza ouro, Pau Brasil/ E sem falar do índio dono desse lugar/
Homem da nossa Terra não tem onde morar”
Este reggae é uma crítica direta ao desmatamento e à pouca atenção que o homem despende às matas atlânticas.
15) Amazônia – Roberto Carlos
Mais uma canção do rei Roberto que tem um viés ecológico: “Sangue verde derramado/ O solo manchado/
Feridas na Selva/ A lei do machado”. O pouco cuidado, carinho e preocupação que temos com a Amazônica gera impactos e consequências, e é sobre isso que Roberto canta.
16) Metamorfose Ambulante – Raul Seixas
À primeira ouvida, esta parece ser mais uma música sem nexo feita pelo nosso maluco beleza. Contudo, é bem possível aprender sobre o ciclo de vida dos animais.
17) Caatinga – Paulo Soares e a Terceira Cidade
No time das canções que falam de biomas brasileiros, Caatinga certamente tem seu espaço. Este conjunto de ecossistemas, exclusivamente brasileiro, é predominante no Nordeste do país – local que Paulo conhece bem.
18) Samba dos Animais – Jorge Mautner
A evolução humana e a relação mais estreita com os animais são o grande mote desta música de Mautner.
19) Mãe Natureza – Armandinho
Uma realidade de areia, sol, mar e bichinhos: é com tudo isso que Armandinho sonha enquanto canta este ode à mãe natureza.
20) Natureza Distraída – Toquinho
Tida como música infantil, esta letra de Toquinho aborda a biodiversidade, o crescimento – de plantas e pessoas – e a importância do sol, do amor e do ar para a sobrevivência.