Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

2ª fase da Unesp: confira os conteúdos mais cobrados em cada disciplina

Todos os assuntos mais recorrentes nos últimos cinco anos nesta etapa do vestibular

Por Wender Starlles 16 dez 2021, 16h39

Os estudantes aprovados para a segunda fase da Unesp 2022, que acontecerá no domingo (19), precisam revisar os conteúdos que têm mais chances de serem cobrados nas questões da prova. Com essa estratégia, é possível otimizar os esforços na reta final da preparação.

Para auxiliar você nos estudos, a equipe do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante fez o levantamento de quais foram os assuntos mais recorrentes em cada disciplina nesta etapa do exame nos últimos cinco anos. Confira:

Biologia
Genética, evolução biológica e ecologia são os tópicos mais recorrentes, e representam mais da metade dos itens.

Em genética, o destaque fica para conteúdos sobre engenharia genética. Em evolução biológica, há uma predominância de questões sobre teorias (Neodarwinismo, Lamarckismo, Especiação) e evidências da evolução. Já ecologia tem maior incidência de temas que abordam poluição, preservação ambiental e relações ecológicas.

Química
A prova da segunda fase de química tem apresentado a seguinte divisão de questões: físico-química (41,4%) com a maior incidência de itens sobre soluções, termoquímica e eletroquímica; química orgânica (20,7%), com a identificação de funções orgânicas e conhecimento de isomerias; em atomística (20,7%), candidatos devem focar em conteúdos que abordam os modelos atômicos, distribuição eletrônica, forças intermoleculares, cálculo estequiométrico e separação de misturas. Por último, 17,2% das perguntas tratam de química geral.

Física
O conteúdo mais cobrado na disciplina é mecânica, com destaque para questões sobre trabalho e energia, cinemática (movimento circular uniforme) e estática, sobretudo a parte que estuda o equilíbrio dos corpos extensos. Itens sobre eletricidade aparecem em segundo lugar na lista, com recorrência de exercícios sobre eletrodinâmica envolvendo potência elétrica e resolução de circuitos. Mecânica e eletricidade representam cerca de 70% das perguntas presentes na segunda fase da prova. Os outros 30% são sobre óptica geométrica, ondulatória, termologia e magnetismo.

Matemática

Há uma diversidade de temas como: geometria plana, geometria analítica, funções, logaritmos, geometria espacial, trigonometria, análise combinatória, sistemas lineares, grandes proporcionais e inequações. Porém, nos últimos cinco anos houve maior recorrência de questões abordando geometria plana, com itens sobre área de figuras planas, e em geometria analítica, destaque para equação da circunferência.

O candidato precisa ter conhecimento sobre função (quadrática, exponencial e interpretação de gráficos), pois a Unesp costuma colocar todos os anos ao menos uma pergunta envolvendo o tema.

Continua após a publicidade

Português
Exige dos candidatos interpretação de textos literários em prosa, em verso, textos científicos, além de charges e quadrinhos. Apesar da Unesp não ter uma lista de livros obrigatórios, a literatura é bastante cobrada na segunda fase. O conteúdo mais recorrente é o Modernismo. Itens relacionados à gramática também estão presentes, com abordagens de análise sintática de orações, regência verbal e classe de palavras. Há também a recorrência de perguntas sobre figuras de linguagem.

Inglês
Apresenta questões que envolvem interpretação de textos que, na maioria das vezes, são provenientes da internet. São cobrados também textos jornalísticos, charges e quadrinhos.

Filosofia
Com aproximadamente 40% das questões da segunda fase, o assunto mais recorrente é filosofia moderna. Os itens podem abordar temas sobre filosofia alemã, Renascimento, empirismo britânico e Iluminismo Francês. Os outros 60% correspondem à área temática, com destaque para filosofia das ciências, metafísica, filosofia antiga (ênfase para Aristóteles e filosofia contemporânea).

História
Dois assuntos representam quase 90% das questões: História Geral e do Brasil. Sobre o primeiro, há mais chances de aparecerem na prova itens relacionados à Guerra Fria, Primeira e Segunda Guerra Mundial e Imperialismo. Porém, os candidatos também podem se deparar com conteúdos que abordam temas de Grécia e Roma, expansão marítimo-comercial e atualidades.

Em História do Brasil, a maior quantidade de questões são sobre regime militar, Segundo Reinado e Era Vargas.

Sociologia
Metade das perguntas abordam temas associados à cultura, à sociologia do conhecimento e à antropologia. A outra parte é dividida em diversidade cultural, estratificação social e teorias sociológicas, como o positivismo de Auguste Comte.

Geografia
Conteúdos que envolvem geografia geral são os mais recorrentes com temas sobre relevo, hidrografia e clima. A área da disciplina que estuda aspectos da economia (indústria, globalização e comércio exterior) também é cobrada.

Além disso, a banca avaliadora da prova propõe aos estudantes responderem itens sobre geografia do Brasil, com ênfase em exercícios sobre meio ambiente (preservação, biodiversidade e solos). Com grande incidência, temas relacionados à política econômica e agropecuária também aparecem na segunda fase.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade