logo-ge

3 documentários para você rever a importância que dá para a água

Ela é essencial para as nossas vidas e, mesmo assim, sua utilização é feita de forma irresponsável e sua distribuição se torna cada vez mais desigual

O Dia Mundial da Água é celebrado todo 22 de março. O objetivo da data, criada em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU), é promover reflexões e discussões sobre esse recurso natural fundamental para o corpo humano e para a vida no planeta.

Em homenagem à data e para que possamos repensar a maneira como o recurso está sendo usado, distribuído, poluído e desperdiçado, separamos três documentários sobre o tema. Veja abaixo:

A Lei da Água

Produzida por Fernando Meirelles, a obra apresenta depoimentos, práticas e exemplos que mostram a relação entre a conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos no Brasil. Além disso, o documentário aborda a questão da escassez do recurso e o novo Código Florestal. A importância das florestas também é ressaltada nos depoimentos de ambientalistas, cientistas, agricultores e diversos outros especialistas. 

Disponível aqui.

A Água que Falta

 (Divulgação/Divulgação)

Tentando provocar reflexão e engajamento, o documentário foca na conservação da água e na maneira como lidamos com o recurso. Vivemos cercados de rios extremamente poluídos e, muitas vezes, simplesmente ignoramos e aceitamos a situação. Aqui, a proposta é despertar um novo olhar sobre essa questão.

A obra conta com entrevistas com especialistas sobre o tema, representantes da gestão pública, da iniciativa privada e cidadãos, com diversas opiniões sobre os assuntos levantados.

Marcas da Água

 (Divulgação/Divulgação)

Marcas da Água busca retratar a interação entre os seres humanos e a água, considerando a importância do recurso, as consequências do modo como tem sido utilizado e sua capacidade de mudar sociedades – gerando alianças e conflitos. Tanto o uso histórico quanto o uso atual da água são trabalhados na obra. O documentário canadense foi gravado em diversos países, como China, Índia e Estados Unidos.

Disponível aqui.