Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Aprovado em 1º lugar em Engenharia na USP dá dicas para a prova

O estudante Marcos Silva revelou quatro dos seus segredos para mandar bem no vestibular

Por Gabriela Portilho Atualizado em 11 jul 2019, 13h48 - Publicado em 10 ago 2017, 13h00

Passar no vestibular muitas vezes parece uma missão impossível, principalmente para quem está estudando e se depara com a grande concorrência nas melhores universidades. Para ajudar a acalmar os ânimos nesse momento delicado, o GUIA convidou o estudante Marcos Silva de Luca, que passou em primeiro lugar no curso de engenharia aeronáutica da USP e foi aprovado em outras quatro universidades públicas (Unesp, Unicamp, Unifesp e UFMG), para falar sobre sua preparação.

Veja quatro dos seus segredos para mandar bem nas provas:

1. Autoconfiança
Aprender a confiar em si mesmo é o primeiro teste pelo qual você terá de passar ao prestar vestibular. “A coisa mais importante é acreditar que você tem potencial para qualquer coisa, inclusive ser aprovado”, afirma Marcos.

2. Ir além da sala de aula
“Não dependa só dos seus professores, busque sempre mais conhecimento por si mesmo”, aconselha o estudante. Para ele, detalhes que passam despercebidos durante as aulas podem ser descobertos em um estudo individual.

3. Foco
Para alcançar a sonhada aprovação, é inevitável abdicar de certas coisas, como navegar horas sem fim na internet, jogar games e ir a festas. “Se você tem um objetivo, determinados sacrifícios são necessários para atingi-lo”, diz.

4. Metas
Segundo Marcos, estabelecer metas durante os estudos dá para motivação para continuar estudando. “Só vou parar quando terminar de estudar determinado conteúdo”, é um exemplo de estímulo. “Obviamente, não se deve simplesmente ler tudo correndo só para terminar antes”, alerta Marcos.

Continua após a publicidade

Publicidade