5 dicas para quem quer começar a aprender coreano
Usar aplicativos e assistir a desenhos animados, por exemplo, facilitam o aprendizado do idioma

A cultura coreana chegou com tudo no Brasil. K-pop, k-drama e até comida tem atraído os brasileiros que se interessam pela Coreia do Sul. Com isso, é natural que mais pessoas também queiram aprender o idioma. Também é o seu caso?
Se sim, confira 5 dicas para quem está começando a aprender coreano.
+ Sonha em fazer intercâmbio na Coreia do Sul? Veja 7 fatos da educação no país
1. Conheça o hangul
Antes de tudo, dedique um tempo para conhecer e entender o alfabeto coreano. Apesar de ser muito diferente do nosso, é conhecido por ser um dos alfabetos asiáticos mais fáceis.
2. Defina seu objetivo
Além do alfabeto, a pronúncia e até a estrutura gramatical são muito distintas da Língua Portuguesa. Por isso, Bruno Kim, presidente da Associação Brasileira dos Coreanos, diz que os estudantes devem definir um objetivo.
“Se você quer, por exemplo, chegar ao nível 6 do TOPIK (Teste de Proficiência em Língua Coreana) para fins acadêmicos ou profissionais, há um longo e árduo caminho. Se for apenas para fins recreativos, existem diversos sites, aplicativos e canais nas redes sociais para ajudar”, comentou ao GUIA DO ESTUDANTE.
Afinal, para conseguir o nível avançado de uma prova de proficiência, é necessário dominar a gramática, pronúncia, ter vocabulário e treinar os ouvidos. Agora, se o objetivo for por diversão e viagens, pode ser interessante aprender com k-drama, por exemplo.
+ Conheça 5 séries coreanas que vão além do romance
3. Use a tecnologia a seu favor
Bruno Kim afirma que existem diversos aplicativos de cursos de coreano gratuitos e pagos. “Vale procurar pelo que mais se adapta a você, alguns dão mais ênfase na conversação e outros para a gramática”.
Os aplicativos Aprender Coreano, Duolingo e Hello Talk são algumas opções para quem deseja incluir o idioma na rotina.
4. Desenhos animados no YouTube
Os desenhos animados usam uma linguagem mais acessível para quem está iniciando o aprendizado de coreano, por isso podem ser um caminho para quem quer praticar o idioma.
“Recomendo desenhos como ‘Pororo’, ‘Tayo’, ‘Super Wings’ e outros similares, que permitem a exploração de vocabulário e pronúncia de maneira divertida”.
Para Bruno Kim, a vantagem de assistir a esses desenhos no YouTube é que dá para colocar legenda. “Então quem está bem no início e não sabe ler hangul, pode usar legendas em português ou inglês, e quem já sabe, pode colocar legendas em hangul para sincronizar o áudio com a leitura”, explicou.
+ Kpop no Enem 2023? Entenda a história conflituosa das duas Coreias
5. Aproveite as redes sociais
Outra dica é aproveitar as redes sociais do Ministério da Educação da Coreia, que tem um escritório em São Paulo e promove o ensino de coreano, e da Associação Brasileira dos Coreanos, que realiza atividades educacionais e culturais interessantes para quem está aprendendo o idioma. Um exemplo é o Festival da Cultura Coreana, que conta com apresentações de música e dança tradicional.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.