logo-ge

5 filmes para estudar a Questão Palestina

A Questão Palestina é complicada. A disputa envolve interesses territoriais, políticos, religiosos e históricos. Desde 1948 a região do Oriente Médio, que compreende Jerusalém (cidade sagrada para as três grandes religiões monoteístas), é disputada por árabes e israelenses em um conflito que deixou milhares de mortos e milhões de refugiados. As últimas décadas foram tumultuadas: acompanhou-se o surgimento de um país judeu em meio a uma área predominantemente muçulmana. Guerras foram desferidas e o mundo viu o desaparecimento do Estado Palestino – que ainda tenta conquistar status de Estado.

Entre Intifadas, assentamentos, grupos terroristas e tantos interesses e crenças diferentes em jogo, fica difícil acompanhar a política da região. Ou mesmo compreender os motivos de um conflito durar tantos anos. O Divirta-se Estudando separou, então, cinco filmes diferentes que podem te ajudar a entender melhor alguns aspectos da Questão Palestina. Confira:

Munique (2005)

O filme, dirigido por Steven Spielberg, traz Eric Bana no papel de um agente da Mossad (serviço secreto israelense) que lidera uma equipe de assassinos buscando membros do grupo terrorista Setembro Negro. Em 1972, integrantes da célula terrorista haviam massacrado atletas israelenses que participavam das Olimpíadas em Munique. O filme é baseado em fatos reais.

Paradise Now (2005)

O longametragem conta a história de dois amigos de infância que são recrutados como homens-bomba em Tel Aviv. Eles acabam separados depois de uma série de acontecimentos e um deles precisa concretizar os planos – e sofre com sua consciência.

Suicide Killers (2006)

O documentário traz entrevistas com homens-bomba, terroristas e suas famílias. As gravações acompanham o cotidiano na Faixa de Gaza, campos de treinamento de terroristas e entrevistas tanto com defensores do terrorismo quanto com famílias de vítimas das bombas.

Limoeiro (2008)

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de uma viúva palestina que vive na fronteira com a Cisjordânia. Quando o Ministro da defesa de Israel se muda para a casa ao seu lado, ele tenta retirar o pé de limão da vizinha.

Valsa com Bashir (2008)

O filme foi o primeiro longa metragem de animação a ser nomeado para um Oscar de melhor filme estrangeiro. E não é à toa. Valsa com Bashir traz de maneira espetacular a triste história da Guerra do Líbano de 1982. A história é contada pelo olhar de um veterano de guerra que por muito tempo tentou reprimir as memórias que tinha do conflito.

Gostou? Comente você também sobre os filmes que já assistiu sobre os conflitos no Oriente Médio!