Há quem diga que escrever bem é uma arte. A crença não está errada: assim como no mundo das artes visuais, dos esportes ou dos instrumentos musicais, é preciso muito treino e consistência para alcançar os melhores resultados. Por mais que estejamos o tempo todo falando, lendo, escrevendo ou pensando em Língua Portuguesa, manejar o idioma com maestria não é tão simples quanto parece. Principalmente, quando falamos de regras gramaticais e da temida norma padrão. Sim, ela mesma, a modalidade da língua que é cobrada em textos formais, artigos acadêmicos e, claro, nas redações do Enem e vestibulares.
Não há atalho: para escrever bem é necessário estudo e prática. Mas, para te auxiliar no processo, há livros que miram diretamente na jugular das maiores dificuldades da língua. O GUIA DO ESTUDANTE foi atrás deles e selecionou 5 obras que vão te ensinar a escrever melhor.
+ Roma, mouros e colonização: entenda as origens da língua portuguesa
1. “Truques da Escrita”, de Howard S. Becker
Truques da escrita
Um clássico da área, “Truques da Escrita” de Howard S. Becker oferece dicas valiosas para superar barreiras e pressões no aprendizado da escrita. Com um estilo informal e acessível, o autor ensina a escrever de forma clara e direta, ajudando estudantes e pesquisadores a evitar, por exemplo, vícios de linguagem e uso excessivo da voz passiva.
+ O que mais cai em Linguagens no Enem?
2. “Sou péssimo em português”, de Cíntia Chagas
Sou péssimo em português
Tem dúvidas sobre “a longo prazo” ou “em longo prazo”? Ou sobre “assistir o” ou “assistir ao”? O livro “Sou péssimo em português” é para você! A professora Cíntia Chagas utiliza histórias divertidas e pessoais para ensinar regras de gramática de forma leve e memorável. Com contos que misturam gramática com experiências cotidianas, o livro facilita o aprendizado e aprimora suas habilidades de comunicação e escrita de maneira divertida.
+ Variantes linguísticas: o que são e como aparecem nos vestibulares
3. “Escrever melhor: guia para passar os textos a limpo”, de Dad Squarisi e Arlete Salvador
Escrever melhor
Em “Escrever melhor: guia para passar os textos a limpo”, os professores Dad Squarisi e Arlete Salvador mostram como transformar textos comuns em escritos sedutores e agradáveis de ler. Com orientações claras, o livro ensina a tornar o texto conciso, objetivo e envolvente, apontando os erros mais comuns e oferecendo caminhos para escapar das (várias) pegadinhas da Língua Portuguesa.
+ 5 palavras que muita gente fala o “r” no lugar errado
4. “Para falar e escrever melhor o português”, de Adriano da Gama Kury
Para falar e escrever melhor o português
A obra adota um estilo bem-humorado e acessível para ensinar o leitor a arte de falar e escrever corretamente. Com capítulos como “Hífen – Tracinho Trapalhão” e “No princípio era o verbo”, Adriano da Gama Kury conduz o estudante à boa redação e à comunicação eficaz, apresentando de forma didática os aspectos mais importantes da gramática. Ideal para quem busca melhorar suas habilidades de comunicação de maneira leve.
+ Por que o idioma francês tem tanta influência no português?
5. “Gramática fácil”, de Evanildo Bechara
Gramática fácil
O professor Evanildo Bechara é referência no ensino de gramática. Em sua obra “Gramática Fácil”, de 2021, traz novas observações e exemplos que refletem a linguagem contemporânea e o novo Acordo Ortográfico. Com explicações acessíveis e exemplos práticos, Bechara facilita a compreensão das regras gramaticais, tornando a obra um bom aliado tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam uma consulta rápida.
+ Linguagem neutra: bobagem ou luta contra a discriminação?
*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon e recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A seleção de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação desta matéria.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.