5 palavras da Língua Portuguesa que você provavelmente pronuncia errado
Veja quais são os erros mais comuns e como evitá-los na fala do dia a dia

Todo falante de português já se pegou, em algum momento, pronunciando uma palavra de forma equivocada. Alguns erros são tão comuns que se espalham e acabam parecendo corretos. O problema? Muitos desses deslizes podem comprometer a comunicação e, em situações mais formais, soar inadequados. Esses erros de pronúncia são chamados pelos teóricos da área de “barbarismos prosódicos”. Chique, não é? Próxima vez que errar uma pronúncia, já pode dizer que, na verdade, está cometendo um barbarismo prosódico!
+ “Ensimesmado”, “destarte”: palavras difíceis garantem nota boa na redação?
Piadas à parte, esses equívocos ocorrem, na maior parte das vezes, quando deslocamos a sílaba tônica de uma palavra. Seja por conta de influências estrangeiras, analogias com outras palavras ou até mesmo o costume de ouvir e repetir um erro sem questionar.
A pronúncia correta de palavras pode parecer um mero detalhe ou uma certa forma de distinção social, mas não há como negar que é um aspecto importante para uma comunicação precisa. Errar na hora de falar pode gerar estranhamento e, em alguns contextos, até comprometer a credibilidade do falante.
+ Variantes linguísticas: o que são e como aparecem nos vestibulares
A seguir, veja 5 palavras que você provavelmente pronuncia errado – e entenda por que isso acontece.
1. Rubrica

Pronúncia correta: ru-BRI-ca
Pronúncia errada: RÚ-bri-ca
Muita gente acredita que a forma correta de dizer “rubrica” é RÚ-bri-ca, com o som forte na primeira sílaba. No entanto, essa pronúncia está errada. A palavra correta é com o acento tônico na segunda sílaba: ru-BRI-ca. O erro acontece porque há um padrão comum no português de pronunciar palavras com três sílabas como proparoxítonas – isto é, com a força na antepenúltima sílaba. É o que ocorre em “fábrica” ou “métrica”, por exemplo. “Rubrica”, no entanto, é paroxítona. Portanto, na próxima vez que for falar sobre aquela assinatura curta usada para validar documentos, lembre-se: o certo é ru-BRI-ca e não RÚ-bri-ca!
+ “Rubrica” ou “rúbrica”: qual é o certo?
2. Cateter

Pronúncia correta: ca-te-TER
Pronúncia errada: ca-TÉ-ter
Muita gente se engana ao dizer ca-TÉ-ter, mas a forma correta é ca-te-TER, com a sílaba tônica no final. Esse erro ocorre porque tendemos a associar a palavra a termos como “caráter” e “éter”, que têm a tonicidade na penúltima sílaba – são paroxítonas. No entanto, “cateter” é uma oxítona, ou seja, a última sílaba é a mais forte. Para não errar, pense em palavras como “saber” e “entender”.
+ Médicos estão ganhando menos nos últimos anos? Veja média salarial
3. Recorde

Pronúncia correta: RÉ-cor-de
Pronúncia errada: re-COR-de
Seja em esportes ou em conquistas pessoais, “recorde” é uma palavra bastante presente no dia a dia. No entanto, muita gente pronuncia com a tônica na segunda sílaba, quando o correto é enfatizar a primeira: RÉ-cor-de. A razão mais provável para esse erro é a influência do inglês. Na Lingua Inglesa, “record” (substantivo) tem a tônica na segunda sílaba. Como ouvimos frequentemente essa palavra em transmissões esportivas e outras mídias, acabamos importando a pronúncia errada para o português. Portanto, RÉ-cor-de.
+ O plural dessas 5 palavras vai te surpreender
4. Ibero

Pronúncia correta: i-BE-ro
Pronúncia errada: Í-be-ro
A palavra “ibero” se refere à Península Ibérica, que engloba Portugal e Espanha. Embora pareça simples, muitas pessoas pronunciam incorretamente, enfatizando a primeira sílaba, quando a correta é a segunda: i-BE-ro. Por que erramos? Bom, sendo “ibero” uma palavra não tão comum no vocabulário cotidiano, muitas pessoas acabam seguindo padrões familiares de acentuação e colocam a tônica onde não deveriam. Para facilitar, lembre-se sempre da forma como pronunciamos “Ibérica”.
+ Roma, mouros e colonização: entenda as origens da língua portuguesa
5. Gratuito

Pronúncia correta: gra-TUI-to
Pronúncia errada: grau-tuÍ-to
Quem nunca ouviu alguém dizer que determinado serviço ou produto é gra-tuÍ-to? No entanto, a pronúncia correta tem a ênfase na segunda sílaba completa: gra-TUI-to.
Muitas pessoas acabam pronunciando como “gra-tuÍ-to”, como se houvesse um acento aguda na vogal “i”, mas isso está incorreto. Esse erro acontece porque, em português, há uma tendência natural de transformar ditongos em hiatos, separando as vogais e dando ênfase ao “i”, como ocorre em palavras como “baía” e “saída”. No entanto, em “gratuito”, o “ui” deve ser pronunciado de forma unida, como um ditongo mesmo (“ui” e não “uí”).
+ “Gratúito” ou “gratuíto”: como se pronuncia a palavra “gratuito”?
Agora que você já sabe as formas corretas dessas palavras, fique atento e observe como são ditas no seu dia a dia. Pequenos ajustes fazem uma grande diferença na forma como nos expressamos. Afinal, falar bem também é um sinal de conhecimento e domínio da língua!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.