Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

5 vestibulandos para seguir no Instagram e se motivar nos estudos

Os chamados studygrammers compartilham rotinas de estudo, técnicas de aprendizado e ferramentas de organização

Por Luccas Diaz, Karolina Monte Atualizado em 25 Maio 2022, 23h35 - Publicado em 24 Maio 2022, 18h34

As redes sociais frequentemente são apontadas como inimigas na hora dos estudos. A associação não está de toda errada: por vezes, basta uma notificação na tela do celular para quebrar a concentração e fazer o vestibulando dar aquela checada “rápida” nos aplicativos.

Mas quem consegue burlar as armadilhas e distrações acaba encontrando um modo saudável de se beneficiar delas, até no momento dos estudos. Uma dessas maneiras é seguir perfis que inspirem e motivem.

Os chamados studygram (termo inglês que une as palavras “estudo” e “Instagram”) são contas no Instagram feitas por usuários que compartilham suas rotinas, dicas de concentração e até mesmo hábitos que podem elevar a produtividade.

No dia do vestibulando, o GUIA DO ESTUDANTE separou 5 perfis no estilo studygram que são feitos por estudantes brasileiros em ano de preparação para o vestibular. Segui-los nas redes sociais pode dar aquele incentivo extra para manter foco – e também lembrar que não se está sozinho no sonho de conseguir uma vaga na universidade. Confira!

1. Mateus Negri (@matt.studies)

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mateus Negri | studygram ✨ (@matt.studies)

O Mateus Negri tem 18 anos, cursa o Ensino Médio técnico em administração, e vai prestar vestibular para Medicina Veterinária. O jovem de Piracicaba (SP) compartilha seus estudos há cerca de dois anos e já acumula mais de 24 mil seguidores. Seu conteúdo varia entre dicas para quem está na escola e/ou se preparando para o vestibular, vlogs de estudo, e técnicas de organização. Matheus também tem um canal no YouTube, onde produz vídeos com dicas mais aprofundadas.

2. Beatriz Zamarco (@biazmed)

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Beatriz | enem + fuvest (@biazmed)

Beatriz Zamarco sonha em prestar Medicina desde a adolescência. A jovem de 20 anos não passou na primeira vez que prestou, em 2019, e agora faz a sua segunda tentativa para conquistar a tão sonhada vaga. No seu studygram, Beatriz, que é de Guaxupé (MG), compartilha a sua rotina na preparação para o Enem e a Fuvest. Seus conteúdos abordam desde ferramentas de organização até dicas baseadas em sua própria experiência como, por exemplo, a técnica que a fez aumentar sua nota na prova de Matemática do Enem em quase 100 pontos.

Continua após a publicidade

3. Luisa Oliveira (@luisaoliveirx)

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luisa Oliveira | rotina real (@luisaoliveirx)

A vestibulanda Luisa Oliveira foi aprovada, no ano passado, em segundo lugar na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), para o curso de Relações Internacionais. Mas seu sonho é cursar RI na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Então, decidiu estudar novamente para o vestibular. Em seu perfil no Instagram, a estudante gaúcha compartilha dicas de organização e hábitos para um aprendizado eficiente, além de diversas técnicas para aperfeiçoar a rotina dos vestibulandos.

4. Bruna (@pretanamedicina)

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bruna | Medvest (@pretanamedicina)

A vestibulanda de medicina de 23 anos é craque quando o assunto é fazer a prova do Enem: presta o exame desde os 15 anos. Aos 17, passou em primeiro lugar na Unifesp para o curso de Letras, e já ganhou medalha de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa. Bruna, que em quatro oportunidades já tirou notas acima de 900 na redação do Enem, dá dicas no Instagram e no TikTok sobre produtividade e organização, e como aplicar métodos já conhecidos de planejamento de vida nos estudos. Ela também compartilha sua rotina pessoal de estudos e de vida, e como concilia todas as suas metas.

5. Madu Mourão (@madusnotes)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ㋡ Madu Mourão | estudos (@madusnotes)

A estudante de 20 anos é natural do estado do Rio de Janeiro. Madu Mourão decidiu criar seu perfil de studygram para se manter motivada depois de, segundo ela, não ir bem como esperava no Enem 2020. Em seu perfil, Madu, que é fera na caligrafia, compartilha imagens dos resumos que faz de cada uma das matérias e encanta os seguidores com a organização e cuidado em cada um deles. A vestibulanda de biologia quer estudar na UERJ e mostra que é possível fazer resumos bonitos, mas aliados a conteúdos essenciais para o vestibular. Também compartilha sobre sua aplicação de técnicas mais práticas, como os famosos flashcards e gadgets que garantem uma melhor organização.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

    Continua após a publicidade

    Publicidade