Assine com até 65% de desconto

6 dicas para quem vai prestar mais de um vestibular

O primeiro passo é refletir se vale mesmo a pena fazer a maratona. E, depois, se preparar para a corrida de resistência que é encaras provas diferentes

Por Julia Di Spagna Atualizado em 16 nov 2020, 18h38 - Publicado em 22 nov 2020, 06h00

Algumas pessoas sonham com um curso específico em uma universidade específica. Outras só têm condições de prestar uma faculdade perto de casa. Mas a maioria chega a realizar uma verdadeira maratona de provas no final do ano, realizando às vezes mais de um exame na mesma semana. Se esse for o seu caso, é preciso tomar alguns cuidados.

Em primeiro lugar, é necessário estar preparado fisicamente para enfrentar vários dias de prova. Serão horas sentado e concentrado, com a ansiedade e o nervosismo no limite. Por isso, uma rotina equilibrada é fundamental.

“Se o vestibulando não cuidar do corpo e não der um refresco para a mente, poderá ser muito prejudicado. Jovens têm energia de sobra para gastar, mas comem mal, dormem mal e costumam estudar demais ou de menos”, diz Milton Costa, professor da Oficina do Estudante. Ele ressalta a importância de ter tempo para ler sem interrupção, estudar sem deixar nada para depois, dormir bem, alimentar-se de maneira saudável e conversar com amigos e familiares. 

Além disso, quem presta mais de um vestibular precisa analisar as escolhas. Segundo João Pitoscio Filho, coordenador Pedagógico do Curso Etapa, é essencial que o estudante escolha instituições que realmente irá cursar, caso seja aprovado. “Alguns vestibulandos prestam vários exames apenas por garantia, muitas vezes para carreiras que não são aquelas de sua real preferência. Isso pode ser uma cilada e levar o estudante para um caminho que ele realmente não pretendia seguir”, explica.

Outro aspecto que o coordenador destaca é o custo. As inscrições costumam ser caras e algumas vezes exigem que o vestibulando se desloque para outras cidades, aumentando ainda mais os gastos. 

E não se esqueça que o desempenho na hora das provas pode ser afetado pelo grande número de exames prestados, principalmente se tiver várias provas em dias seguidos ou em cidades diferentes. Por isso, um bom planejamento faz toda a diferença.

Para ajudar você a se organizar com as provas, os especialistas resumiram as seis dicas fundamentais. Confira: 

Continua após a publicidade

Escolha bem

Para começar, como já mencionamos, é preciso definir faculdades e cursos que realmente faria caso fosse aprovado no vestibular. Isso é importante para não ser surpreendido depois da matrícula e perceber que não é ali o lugar para você – e voltar à fase de preparação.

Calendário em mãos

Crie um cronograma com todas as provas para verificar se elas ocorrerão em datas muito próximas ou em um mesmo dia. Aproveite e já anote os prazos de cada uma para inscrição e matrícula, além de verificar quando sai o local de prova, lista de aprovados, etc.

De olho nos editais

Leia os editais de cada exame que vai prestar e certifique-se do que pode e do que não pode, de como as notas são computadas e de qual é o peso da redação na nota geral. Saber essas informações influencia diretamente na estratégia adotada na hora da prova.

Análises

Analise ao menos cinco provas anteriores para conhecer o estilo e conteúdo das questões de cada prova, além dos tipos de coletânea e qual é o gênero discursivo cobrado nas redações. Dependendo de quantos vestibulares for prestar, vale a pena fazer um resuminho com todas as informações mais importantes de cada um para se organizar melhor.

Treine

Por mais que você estude o estilo das provas, é muito importante fazer simulados como se realmente estivesse no dia do exame. Com isso, você pode simular a maratona que vai enfrentar, ajustar seu tempo de prova, familiarizar-se com as questões, aprender a rascunhar a redação e a passar a limpo dentro do estipulado.

Peculiaridades

Se necessário, você pode estabelecer uma rotina diferenciada de estudos, pois, em alguns casos, terão assuntos ou temas diferentes daqueles cobrados pelos grandes vestibulares ou pelo Enem. Isso vale tanto para disciplinas, obras literárias ou o gênero cobrado na redação. Reserve um tempo para se dedicar às peculiaridades das provas  das universidades em que você mais deseja estudar.  

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Continua após a publicidade
Publicidade