6 vídeos que mostram a Física funcionando na prática
Aulas de Física com lousa e giz? Aqui, não! Esses vídeos mostram conceitos como inércia, eletricidade e pressão de um jeito divertido

Você já se perguntou se algum dia vai usar Física fora da sala de aula? Talvez não seja você a pessoa que vai aplicá-la, mas sem dúvidas fará uso dela. Sabia que quem faz as lentes do seu óculos precisa conhecer os princípios da Óptica Geométrica? Ou então os fabricantes de carro precisam desenvolver mecanismos para evitar acidentes considerando a Primeira Lei de Newton – como os cintos de segurança ou airbags?
A cada passo, cada movimento, cada raio de luz, há uma lei da Física agindo, mesmo que você não perceba. E se, em vez de tentar entender tudo só por fórmulas na lousa ou no livro, a gente pudesse ver esses conceitos ganhando vida?
Assim como neste outro texto sobre Matemática, O GUIA DO ESTUDANTE selecionou 7 vídeos curtos que mostram a Física acontecendo de forma clara, visual e até divertida. Com objetos comuns, como uma faca, um cano, ou uma roda de bicicleta, esses experimentos revelam princípios que regem o mundo – e, claro, sempre dão as caras no vestibular.
1. Primeira Lei de Newton
Uma faca entrando sozinha numa batata? Parece mágica, mas é pura Física. O que acontece nesse experimento tem tudo a ver com a Primeira Lei de Newton, também chamada de Lei da Inércia. Ela afirma que um corpo tende a continuar parado (ou em movimento constante) até que uma força atue sobre ele.
No vídeo, a faca está cravada na batata e alguém dá uma martelada rápida no cabo da faca. A força aplicada é intensa e muito rápida. Como a batata está parada, ela resiste a essa mudança – é a inércia em ação.
Esse “atraso” da batata em se mover faz com que a faca avance para dentro dela antes que a batata consiga acompanhar o movimento. Por isso, mesmo sem empurrar diretamente a lâmina, ela entra mais fundo.
É o mesmo princípio que explica por que é difícil colocar um objeto pesado em movimento de repente. Ou por que seu corpo vai para frente quando o carro freia bruscamente – você quer continuar no estado anterior, de movimento, mesmo quando o carro já parou.
A equação é a famosa:
F=m.a
Em que F é a força resultante, m a massa e a a aceleração.
+ Como funciona a tecnologia “balança, mas não cai” de prédios durante um terremoto? Física explica
2. Lei de Coulomb
@physicsisfun0 Demonstration of static electricity. Coulomb’s law, mathematical description of the electric force between charged objects. Formulated by the 18th-century French physicist Charles-Augustin de Coulomb, it is analogous to Isaac Newton’s law of gravity. #science #experiment #physics #knowledge #physicsfun
Esse aqui parece até feitiço de Harry Potter, mas é pura Física. Ao esfregar um cano com um pompom de lã ou algodão, um homem deixa o cano eletricamente carregado. Quando ele se aproxima de um emaranhado de fiapos em cima de uma mesa, o tecido passa a ser “controlado” pelo cano, tal qual uma varinha mesmo.
É como quando o cabelo arrepia após tirar um gorro de lã da cabeça ou quando bexigas grudam na parede depois que você esfrega elas.
A explicação está na eletrostática: cargas opostas se atraem e até objetos neutros podem ser puxados por indução. Esse fenômeno é descrito pela Lei de Coulomb.

Onde F é a força elétrica entre as cargas, q1 e q2 são os valores das cargas, r é a distância entre elas e k é a constante eletrostática.
3. Movimento relativo
@conhecimentoilimitado19 A inércia é a tendência natural de um objeto resistir a alterações em seu estado original de repouso ou de movimento. Em outras palavras, um objeto parado sempre tende a permanecer parado, e um corpo em movimento sempre tende a manter o movimento. Essa tendência natural que cada corpo tem de manter seu estado inicial só pode ser alterada pela aplicação de uma força externa. #física #inercia #inertia #firstlawofmotion #primeiraleidenewton
Se você já jogou algo para cima dentro de um ônibus em movimento e viu o objeto cair de volta na sua mão, teve contato direto com o movimento relativo. Nesse terceiro vídeo, vemos alguns jovens andando de skate enquanto fazem embaixadinhas com uma bola. Para quem está no skate, parece que a bola sobe e desce na vertical. Mas para quem vê de fora, ela faz uma trajetória que se assemelha a uma curva.
O que garante que a bola cairá de volta nas mãos do skatista é que eles têm a mesma velocidade horizontal. O interessante do movimento relativo, na Física, é que ele sempre dependerá do referencial.
No restante do vídeo, também vemos algumas aplicações da Lei da Inércia, assim como no primeiro exemplo. Diversos corpos que estavam em repouso, tendem a se manter em repouso (como as bolinhas que caem dentro do copo, apesar do apoio embaixo delas ter voado para longe). Enquanto outros que estavam em movimento (como as pessoas dentro de um carro que para abruptamente), tendem a se manter em movimento.
+ Ventilador voltado para fora resfria mais o ambiente? A Física responde!
4. Refração da luz
@edmundoptics Lens basics – see how lenses actually manipulate light! #optics #stem #science #light #engineering #physics #laser #learnontiktok #foryoupage
Este aqui é bem didático. Óptica é uma das matérias mais gostosas de aprender em Física, mas ver os fenômenos acontecendo na prática é melhor ainda. No vídeo, vemos alguém posicionar feixes de laser em diferentes lentes de vidro. As três lentes tem formatos diferentes: conexas, côncavas e bicôncavas e os feixes reagem de maneira diferente a cada uma.
Lentes convexas convergem os raios para um ponto focal, enquanto as côncavas os espalham. Mas e para saber qual é o tipo de lente na teoria?
A distância focal (f) é a medida de quão fortemente a lente converge ou diverge a luz. Se f é positivo, estamos falando de uma lente convergente. Já se for negativo, estamos falando de uma divergente.
Tudo isso é regido pela seguinte equação:

Onde f é a distância focal, u é a distância do objeto e v a da imagem.
+ 7 fórmulas que vão te salvar na prova de Física do Enem
5. Pressão hidrostática
@unlimitedknowledge18 Air Pressure 😳⚛️😨#physics #expirement #physicsexperiment #viral #foryoupage #fypシ #friction #chemistry #physics #foryou #foryoupage #viral #physics #fypシ
Dois canudos numa garrafa com água são suficientes para demonstrar como a pressão influencia o fluxo de líquidos.
No primeiro cenário, uma das extremidades do canudo da vertical, que permite a entrada de ar pela tampa da garrafa, está posicionada abaixo do canudo na horizontal, inserido por um buraquinho na lateral da garrafa. Neste cenário, o canudo em pé não deixa a pressão atmosférica agir sobre o canudo deitado, e a pressão interna e externa se igualam – do lado de dentro, há a pressão da água, e do lado de fora, a pressão atmosférica. Com isso, a água não flui, pois é como se o ar do lado de fora pressionasse a água para dentro.
Já no segundo cenário, a pessoa sobe o canudo da vertical, fazendo com que a extremidade dele fique acima do canudo da horizontal. Agora, sim, ele deixa entrar o ar nessa região, e passam a agir do lado de dentro a pressão da água e a atmosférica. Com isso, a pressão dentro da garrafa é maior do que a do lado de fora, e a água flui – é como se ela fosse expulsa.
Simples, não é?
A equação envolvida é:
P=P0 + pgh
Onde P é a pressão total, P0 é a pressão atmosférica, p a densidade do líquido, g a gravidade e h a altura da coluna de líquido.
+ Veja um resumo sobre hidrostática
6. Momento angular
@armadasmc Angular Momentum Demo Bike Wheel Demo #AngularMomentum #BikeWheelDemo #PhysicsExperiment #RotationalMotion #ScienceDemo #TikTokPhysics #InertiaIllustration #PhysicsExplained #HandsOnLearning #EducationalEntertainment #VisualScience #PhysicsPhenomena #InteractiveTeaching #PhysicsMagic #RotationalInertia #STEMEducation #PhysicsConcepts #InnovativeDemo #PhysicsFun #RotationalEquilibrium#longervideos
♬ Science fiction, science, space, documentary(1120819) – Lyrebirds music
Quando um professor, em cima de uma plataforma, segura uma roda de bicicleta girando, a plataforma começa a girar também — no sentido oposto. Oi?
Calma, o professor desse último vídeo não é nenhum maluco. A explicação está na conservação do momento angular, um princípio que diz que, na ausência de forças externas, o momento total de um sistema — que neste caso é formado por plataforma + professor + roda – permanece constante. Quando a roda gira, criando um novo vetor do momento angular, a plataforma precisa girar no sentido contrário para atingir novamente a constância.
Esse mesmo conceito é usado para orientar satélites no espaço.
A equação que representa isso é:
L=i.w
Onde L é o momento angular, i o momento de inércia e w a velocidade angular.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.