A lista criada por um especialista para se dar bem nas provas
Este checklist desenvolvido por um engenheiro renomado pode turbinar sua preparação para os vestibulares

Quando chega a época de provas, é comum sentir aquela mistura de ansiedade com as promessas de que “nunca mais vou deixar os estudos para última hora”. Mas existe um jeito mais inteligente e comprovado de se preparar. Quem descobriu isso foi Richard M. Felder, um dos grandes nomes da educação em engenharia nos Estados Unidos.
Professor emérito da Universidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU), Felder passou décadas pesquisando como os estudantes aprendem, como desenvolvem (ou não) bons hábitos de estudo e por que tantos acabam desistindo dos cursos de engenharia logo no começo. Ele é também coautor do famoso modelo de estilos de aprendizagem de Felder-Silverman, usado até hoje em universidades ao redor do mundo.
+ O cientista que inventou uma técnica para aprender qualquer coisa
Um checklist para se preparar bem
Com base nessa experiência, Felder criou uma ferramenta prática chamada Checklist de Preparação para Provas. Originalmente, ele apresentou a ideia em um memorando aos seus alunos — “Memo to Students Who Are Disappointed With Their Last Test Grade” — que virou quase uma bíblia para quem queria entender o que deu errado no último exame e como virar o jogo no próximo.
A lista não traz fórmulas mágicas, mas perguntas certeiras que obrigam você a refletir sobre seu processo de aprendizado, não apenas sobre a nota final. O melhor? Ela pode ser adaptada para qualquer estudante, inclusive vestibulandos. E é exatamente isso que você vai ver abaixo: uma versão inspirada no método de Felder, e publicada no livro “Aprendendo a aprender para crianças e adolescentes”, de Barbara Oakley.
Nessa lista de perguntas, você deve responder “sim” ou “não”.
A lista de organização para provas
1. Você dormiu o bastante na noite anterior à prova? (Se a resposta for “não”, talvez as próximas perguntas nem importem mais).
2. Você revisou suas anotações de aula pouco tempo depois? Você usou a técnica de recordar ativamente durante sua revisão para ver se conseguia recuperar as ideias-chave com facilidade?
3. Você estudou um pouco por vários dias em vez de deixar tudo para a última hora?
4. Você se concentrou bastante durante suas sessões de estudo, fazendo seu melhor para evitar distrações, exceto durante as pausas?
5. Você estudou em lugares diferentes?
6. Você leu seu livro didático ou materiais de aula cuidadosamente (apenas procurar pelas respostas não conta)? Enquanto lia, você evitou sublinhar e destacar demais o livro? Você fez anotações sobre as ideias-chave do livro e tentou recordá-las em seguida?
7. Se seus estudos envolviam resolução de problemas, você trabalhou ativamente com os exemplos principais e refez esse treino para transformá-los em correntes cerebrais para recuperar a solução rapidamente?
8. Você conversou sobre a tarefa de casa com seus colegas, ou ao menos comparou suas respostas com as deles?
9. Você trabalhou ativamente com cada questão da tarefa de casa sozinho?
10. Falou com seus professores, ou com outros alunos que poderiam ajudar, quando estava com dificuldade de entender?
11. Você passou a maior parte do seu tempo de estudo focando no material que achou mais difícil? Ou seja, você praticou deliberadamente?
12. Você intercalou seus estudos? Em outras palavras, praticou quando usar técnicas diferentes?
13. Explicou ideias-chave para si mesmo, e talvez para outras pessoas, usando metáforas e imagens engraçadas?
14. Fez pausas eventuais dos estudos que incluíram alguma atividade física?
Marque aqui:
TOTAL: SIM _____ NÃO _______
Quanto mais “sim” você responder, melhor foi a sua preparação para a prova. Se marcou três ou mais “não”, pense seriamente em fazer mudanças na sua preparação para a próxima prova.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.