logo-ge

Adolescente fala sobre história brasileira e herois negros em canal do YouTube

Dizer que os youtubers estão cada vez mais populares entre os jovens brasileiros já virou clichê: a cada dia, eles batem recordes de visualizações e seguidores. Em meio a essa recente mania, o canal do adolescente Pedro Henrique Côrtes – ou PH –, de 13 anos, vai além: ele lançou, há pouco tempo, um quadro em que fala sobre a vida e os feitos dos grandes herois negros do Brasil.

herois-negros-youtube
Reprodução/Youtube/Phcortes

O primeiro vídeo da série “Meus herois negros brasileiros” entrou no ar no Dia da Consciência Negra de 2015, celebrado em 20 de novembro, contando a vida de Zumbi dos Palmares, segundo as pesquisas que ele mesmo fez. Como ele conta no vídeo, a ideia da série vem de sua própria curiosidade sobre os ancestrais da cultura e da história brasileiras, e também uma forma de combater o racismo da melhor forma: pelo conhecimento. “Eu acho que nós, brasileiros, conhecemos muita coisa sobre o mundo, mas não conhecemos sobre nós mesmos, a nossa cultura”, diz PH no primeiro vídeo.

A série já cresceu, e hoje PH tem mais três vídeos gravados: sobre Machado de Assis, Luiz Gama e João Cândido. Para quem tem interesse em descobrir esse lado pouco valorizado da história, fica a dica. Veja o primeiro vídeo: