logo-ge

Biologia – Ciclos reprodutivos vegetais

Professor tira dúvida sobre biologia

Quais são e como se dão os ciclos reprodutivos vegetais, e qual a diferença entre esporos e gametas?
Enviado por Nivea de Castro Oliveira

Existem três tipos de ciclos reprodutivos presentes nos seres vivos com reprodução sexuada, os ciclos haplobionte, diplobionte e haplodiplobionte.

Dependendo da classificação utilizada incluímos alguns grupos de algas dentro do grupo dos seres vivos que conhecemos comumente como “Vegetais”. Dessa forma os tipos de ciclos reprodutivos dos vegetais podem ser:

Ciclo Haplobionte: Ciclo de vida no qual o indivíduo que produz os gametas é haploide (n). O zigoto (ou célula ovo) diplóide (2n) é formado a partir da fecundação dos gametas e logo em seguida sofre meiose, formando células haplóides (n) que se desenvolverão formando os indivíduos adultos. A meiose neste ciclo é conhecida como meiose inicial ou zigótica. Possuem o ciclo haplobionte algumas algas verdes (clorófitas).

Ciclo Diplobionte: Ciclo de vida no qual o indivíduo que produz gametas é diploide (n). A meiose ocorre na formação dos gametas, que são as únicas células haploides (n) no ciclo. A partir da fecundação dos gametas é formado o zigoto diploide (2n), que se desenvolverá formando o indivíduo adulto. A meiose neste ciclo é conhecida como meiose final ou gamética. Possuem o ciclo diplobionte algumas algas verdes (clorófitas) e algas pardas (feófitas).

Ciclo Haplodiplobionte: Também conhecido como Alternância de gerações, é o ciclo onde há um adulto diplóide (2n) e um adulto haplóide (n). O adulto diplóide (2n) produz esporos (n) por meiose, por isso o chamamos de esporófito (produtor de esporos). Já o adulto haplóide (n) produz gametas por mitose, recebendo o nome de gametófito (produtor de gametas). A meiose neste ciclo é conhecida como meiose intermediária ou espórica. Encontramos o ciclo haplodiplobionte presente nas algas vermelhas (rodófitas), em algumas algas verdes (clorófitas) e algas pardas (feófitas), e nos grupos das briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Gametas e Esporos são células reprodutivas. O Gameta é uma célula haplóide (n) que necessita de outro gameta para fecundar e formar o zigoto (ou ovo). O zigoto dará origem ao embrião que se desenvolverá formando o indivíduo adulto. Já o Esporo é uma célula resistente que sem a presença de outra célula, a partir de condições ambientais favoráveis, germinará e se desenvolverá formando o indivíduo adulto.

 

*Pergunta respondida pelo professor de Biologia do Cursinho do XI, Leandro Neves.

 

VEJA TAMBÉM:

Você sabe reconhecer a estrutura de uma célula vegetal?