Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Assine por apenas 1,99

Boné, óculos de sol, fone de ouvido: quais os itens proibidos no CNU?

Veja também a lista de itens obrigatórios - e por que é recomendado imprimir o Cartão de Confirmação

Por Luccas Diaz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 ago 2024, 15h00 •
mão mexendo no celular e sinal de proibido
 (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade
  • A primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) chegou! A prova acontece no domingo (18) e os candidatos já devem se preparar para realizar o concurso com tranquilidade. Entre as recomendações, está a leitura de quais itens são permitidos e proibidos dentro dos locais de prova.

    De acordo com o edital do concurso, é responsabilidade do candidato portar consigo o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso e um documento oficial com foto. Os portões abrem às 7h30 no Horário de Brasília e fecham às 8h30. Já a prova tem início marcado para as 9h.

    Verifique com antecedência o local de prova e a rota necessária para fazer o percurso com tranquilidade.

    Itens permitidos no CNU

    O documento oficial com foto é um item obrigatório para a realização da prova. Veja aqui quais documentos são aceitos. O Cartão de Confirmação de Inscrição, ainda que não obrigatório, é recomendado para facilitar a localização da sala de prova de cada candidato. Atenção: não serão aceitas cópias de documentos em nenhuma hipótese, mesmo que sejam autenticadas.

    Em relação aos materiais necessários para a prova, somente é permitida a entrada de caneta preta de tubo transparente. Canetas de outras cores, lápis, borrachas, réguas e outros materiais não serão permitidos no local de prova. Alimentos e bebidas são permitidos, desde que estejam em embalagens lacradas.

    Continua após a publicidade

    Em resumo, o candidato deve trazer consigo:

    • Documento oficial com foto (não serão aceitas cópias);
    • Caneta preta de tubo transparente;
    • Cartão de Confirmação de Inscrição impresso;
    • Alimentos e bebidas lacrados.

    Itens proibidos no CNU

    Assim como na realização de outras provas de alcance nacional, como o Enem, alguns itens são proibidos dentro dos locais de aplicação do CNU. Durante as provas, é proibido o uso de boné, chapéu, gorro, óculos escuro ou similares, protetores auriculares, fone de ouvido, relógio e smartwatches.

    Continua após a publicidade

    Celulares e relógios analógicos são permitidos até antes da entrada na sala de prova. No momento de identificação, eles devem ser guardados no envelope porta-objetos, que será fornecido pelos fiscais de sala. Antes de guardar o celular, lembre-se de desligar o aparelho e verificar que não há nenhum alarme ou notificação que possa tocar mesmo com o aparelho desligado.

    Em resumo, são proibidos no CNU:

    • Boné;
    • Chapéu;
    • Gorro;
    • Óculos escuros;
    • Protetores auriculares;
    • Fones de ouvido;
    • Relógios e smartwatches.
    Continua após a publicidade

    Cronograma completo do CNU

    • 4 de julho: divulgação do cronograma completo;
    • 5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos que não podem ou não querem mais realizar o CNU solicitarem devolução da taxa de inscrição;
    • 5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos aptos a solicitar alteração do local d prova;
    • 7 de agosto: disponibilização dos cartões de confirmação para todos os candidatos;
    • 18 de agosto: aplicação das provas objetivas e discursivas;
    • 18 de agosto: divulgação dos cadernos de provas às 20h;
    • 20 de agosto: divulgação preliminar dos gabaritos das aprovas objetivas;
    • 21 de novembro: previsão de divulgação dos resultados finais;
    • Janeiro de 2025: previsão do início da convocação de aprovados para a posse.

    Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

    Compartilhe essa matéria via:

     Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

    Publicidade
    Boné, óculos de sol, fone de ouvido: quais os itens proibidos no CNU?
    Estudo
    Boné, óculos de sol, fone de ouvido: quais os itens proibidos no CNU?
    Veja também a lista de itens obrigatórios - e por que é recomendado imprimir o Cartão de Confirmação

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    RESOLUÇÕES ANO NOVO

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    Apenas R$ 1,99/mês*

    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês