Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

‘Café com Pesquisa’ ensina metodologia de pesquisa em rede social

O projeto a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP compartilha conhecimentos sobre o tema no Instagram

Por Redação 15 jun 2021, 15h24

Por Vitória Pierri/ Jornal da USP

Aproximar o mundo acadêmico da sociedade é um dos objetivos do projeto Café com Pesquisaque começou em 2020 com uma página no Instagram para compartilhar conhecimentos básicos sobre a metodologia da pesquisa. Hoje, em 2021, a iniciativa já se tornou um projeto de extensão da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, para alunos de ciências sociais aplicadas de graduação, sob a coordenação da professora Maria Hemília Fonseca.

Maria Hemília, no entanto, conta que a ideia do Café com Pesquisa surgiu primeiro entre conversas e cafés, com a pós-doutoranda da Faculdade de Direito (FD) da USP em São Paulo, Olívia Pasqualeto, que já foi sua orientanda. Era na Livraria Cultura do Conjunto Nacional em São Paulo e na cafeteria da FDRP que as duas debatiam a “importância da metodologia da pesquisa” e “como, por vezes, esse elemento é contido nos trabalhos em direito”.

Café com Pesquisa - Série de postagens indica quais os métodos de análise de conteúdo
Café com Pesquisa – Série de postagens indica quais os métodos de análise de conteúdo Instagram/Divulgação

Assim, com o projeto de extensão e por meio do Instagram, o projeto busca “promover o desenvolvimento da metodologia de pesquisa, além de compartilhar conhecimentos sobre o tema de forma leve e didática com o público interessado, seja da graduação ou da pós-graduação, tanto da USP quanto de outras instituições”, afirmam as professoras. Além de Maria Hemília e Olívia, participam do projeto alunos voluntários da USP, especialmente das ciências sociais aplicadas. 

Para as criadoras do Café com Pesquisaé importante estimular o entendimento das pessoas sobre esse universo para seus próprios trabalhos, estudos e pesquisas. Ainda nesse contexto, as professoras também planejam novas frentes e ações para alcançar o público não acadêmico e mostrar as pesquisas desenvolvidas na Universidade e suas contribuições para a sociedade. Além disso, buscam promover maior conexão entre as ciências sociais aplicadas e a área do direito.

Café com Pesquisa - sugestões bibliográficas
Instagram/Divulgação

 

Você pode seguir o Café com Pesquisa no Instagram e acompanhar as publicações do projeto.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade