logo-ge

5 fatos históricos importantes que aconteceram em 11 de setembro

Um desses acontecimentos teve como resultado a ditadura no Chile, comandada por Augusto Pinochet, que deixou mais de 3 mil mortos ou desaparecidos

Em 11 de setembro de 2001 o mundo parou para acompanhar os atentados terroristas ao World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos. Além dos aviões atirados contra as torres, outro avião foi jogado contra o Pentágono, em Washington, e uma quarta aeronave caiu na Pensilvânia. O saldo foi de cerca de 3 mil mortos.

– 4 filmes para estudar os ataques de 11 de setembro

Além desse atentado, outros fatos importantes aconteceram na data e acabaram “ofuscados” pelo 11 de setembro americano. Mas nada deve ser esquecido quando o assunto é História. Um desses acontecimentos teve como resultado a ditadura no Chile, comandada por Augusto Pinochet, que deixou mais de 3 mil mortos ou desaparecidos. Veja abaixo:

1 – Golpe no Chile
Em 1973, presidente Allende se mata na sede do governo. O governo de Salvador Allende, primeiro presidente socialista chileno eleito por voto popular, em 1970, terminou antes do previsto. Em 11 de setembro de 1973, sob o comando do general Augusto Pinochet, tanques e aviões cercaram o palácio de La Moneda, sede do governo, em Santiago, e abriram fogo para consumar o golpe de Estado apoiado pelo serviço secreto norte-americano. Allende teve tempo de fazer um último discurso, por telefone, antes de se matar com um fuzil AK-47 que ganhara de Fidel Castro.

Allende_supporters

2 – Guerra na Alemanha nazista
Em 1944, 11 mil civis foram mortos em Darmstadt. Uma das primeiras ações das tropas aliadas contra a Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, ocorreu entre 11 e 12 de setembro. Na cidade alemã de Darmstadt, a data é lembrada até hoje com pesar – os aviões da RAF (Real Força Aérea) britânica bombardearam o local em 1944 e deixaram como resultado 11,5 mil mortos e 66 mil desabrigados. Além disso, o ataque aéreo provocou quase a destruição total do centro antigo e transformou mais de 70% das construções da cidade em pó.

3 – Atentado na Itália
O italiano Benito Mussolini sofreu um atentado em 1926. O anarquista Gino Lucetti tentou assassinar Benito Mussolini enquanto este passava de carro pelas ruas de Roma, na Itália, em 11 de setembro de 1926. Lucetti atirou uma bomba contra o carro de Mussolini, mas ela acabou ferindo oito pessoas e o ditador saiu ileso. Mussolini sofreu três atentados em 1926, mas sobreviveu a todos. Acabou morto em 28 de abril de 1945, fuzilado pela resistência italiana após a Segunda Guerra.

Bundesarchiv_Bild_102-09844,_Mussolini_in_Mailand

4 – Terremoto na Guatemala em 1541
Estabelecida pelos espanhóis no vale de Almolonga, na América Central, em 1527, a Cidade da Guatemala foi completamente destruída por um terremoto, seguido de uma inundação, em 11 de setembro de 1541. Depois da tragédia, a capital da atual Guatemala foi transferida para o vale Panchoy, perto de Almolonga, e abrigou a realeza da época até ser destruída em 1773 por… outro terremoto. Hoje, no lugar da cidade atingida pelo abalo de 1541, repousa a Ciudad Vieja (cidade velha).

5 – Carandiru abre as portas em 1956
A Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru, foi inaugurada pelo prefeito Jânio Quadros em 11 de setembro de 1956. Projetada para abrigar presos à espera de julgamento, comportava 3250 pessoas. Já chegou a abrigar mais de oito mil presos, sendo considerado à época o maior presídio da América Latina. Foi desativado e parcialmente demolido em 2002. Em 1992, foi palco de um dos piores massacres prisionais já ocorrido na História, com a morte de 111 detentos.