Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99

Como estudar matemática do zero

Quer começar a se aventurar pelos cálculos mas não sabe como dar o primeiro passo? Este professor de matemática te ajuda

Por Redação
9 mar 2025, 19h00
medo matemática
 (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Todo estudante que não se dá bem com os números já disse alguma vez na vida: “para quê aprender isso se não quero trabalhar com exatas?!” Bem, ao longo da vida esse aluno certamente perceberá que a matemática está nos detalhes mais essenciais do dia a dia, seja ao conferir um troco no supermercado ou ao planejar o tempo de um trajeto de carro. E isso tudo sem falar do fato mais inevitável de todos: os concursos e vestibulares não deixarão de cobrar a disciplina. A notícia boa é que nunca é tarde para começar a estudar.

Dominar os conteúdos mais simples já te coloca na frente de muita gente. Você sabia que cerca de 32,7% da prova de matemática do Enem abrange só o básico? Já dá para tirar um nota boa!

Para te ajudar a estudar matemática do zero, o GUIA DO ESTUDANTE conversou com o professor Rodrigo Serra, do Oficina do Estudante, e reuniu algumas dicas. Você também encontra links para alguns de nossos textos que ensinam o bê-á-bá destes assuntos.

+ Redação do zero: por onde começar a aprender

1. Antes de tudo, quais são os assuntos básicos da matemática?

De acordo com Rodrigo, os conteúdos mais elementares da matemática são:

  • Problemas com as 4 operações (soma, subtração, divisão e multiplicação)
  • Potências e raízes;
  • Múltiplos e divisores;
  • Frações;
  • Racionalização de denominadores;
  • Equações de 1° grau e 2 ° grau;
  • Áreas de figuras planas;
  • Teorema de Pitágoras;
  • Conteúdos básicos de estatística (média, mediana e moda).

Pareceu muita coisa? Respire fundo e comece pelas 4 operações – afinal, sem elas você não resolve nenhum dos tópicos seguintes. “Essas questões, que envolvem os fundamentos da matemática aparecem nos vestibulares de forma direta e/ou como base para outros assuntos”, afirma o professor do Oficina do Estudante.

Continua após a publicidade

+ As 5 questões de Matemática mais fáceis que já caíram no Enem

2. Assista a aulas (ou videoaulas)

Elas são certeiras e funcionam para a maior parte das pessoas. Para compreender um assunto, em especial aqueles que não temos ideia alguma, o melhor caminho é começar por aulas, sejam elas presenciais ou online. O próprio Youtube reúne uma série de canais com professores experts em matemática, e você pode testar diferentes abordagens e explicações para ver qual funciona melhor para você.

3. Faça listas de exercícios e provas antigas

Mas como saber que você absorveu o conteúdo e realmente aprendeu o que viu na aula? Só tem um caminho. “O estudante, normalmente, sente-se competente para passar para o tópico seguinte quando diante de uma situação-problema consegue ter segurança e autonomia para resolvê-la”, afirma Rodrigo Serra. Ou seja, você precisa testar seu conhecimento.

A melhor maneira de fazer isso é resolvendo listas de exercícios, ou até mesmo refazendo provas antigas do Enem, vestibular ou concurso que pretende prestar. Para encontrar as listas é simples: basta fazer uma busca no Google por “lista de exercícios quatro operações”, “lista de exercícios frações” e por aí vai. Existem centenas delas!

+ Nunca mais erre conversões de medidas com este macete de Matemática viral

Continua após a publicidade

4. Treine a interpretação de texto

Depois de fazer continhas de mais e menos até a exaustão, você começará a achar a matemática básica fácil demais. Mas cuidado com o excesso de confiança! O pulo do gato nas provas e vestibulares é saber aplicar estes conteúdos a diferentes contextos. De nada adianta saber a conta ou a fórmula que precisa ser usada, se você não entender o comando da questão – ou sequer compreender o que ela está te pedindo.

Em provas como o Enem, isso fica muito evidente. Observe esta questão da prova de 2024, que pede somente contas básicas.

questão matemática enem 2024
(Inep/Reprodução)

Antes de tudo, o estudante precisa entender qual foi a pergunta da professora. Para isso, basta localizar no enunciado o trecho “A partir daí, precisa responder para a professora em quais posições se encontram os números que representam a mesma quantidade”. O comando também está na imagem, que diz “Encontre três quantidades iguais“.

Dito isso, o aluno precisa colocar todos os compartimentos do visor na mesma unidade – o caminho mais fácil é transformar todos em unidades decimais, como está o compartimento V (4,5).

Para isso, precisará ter conhecimentos de:

Continua após a publicidade
  • Potência
  • Divisão
  • Raíz quadrada
  • Fração

No compartimento I:

4 1/2  = √ 4 = 2

No compartimento II:

4 + 1/2 = (8 + 1)/2 = 9/2 = 4,5

Continua após a publicidade

No compartimento III:

10/45 = 2/9 = 0,22

No compartimento IV:

18/4 = 9/2 = 4,5

No compartimento V:

Continua após a publicidade

4,5

No compartimento VI:

4/5 = 0,8

Resposta: Alternativa B, pois os compartimentos II, IV e V trazem o número 4,5.

5. Uma lista de conteúdos que pode ajudar

Quer começar a colocar a mão na massa? O GUIA DO ESTUDANTE separou algumas matérias explicativas que te ajudam a mergulhar na Matemática Básica:

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Como estudar matemática do zero
Estudo
Como estudar matemática do zero
Quer começar a se aventurar pelos cálculos mas não sabe como dar o primeiro passo? Este professor de matemática te ajuda

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 2,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.