Como estudar matemática do zero
Quer começar a se aventurar pelos cálculos mas não sabe como dar o primeiro passo? Este professor de matemática te ajuda

Todo estudante que não se dá bem com os números já disse alguma vez na vida: “para quê aprender isso se não quero trabalhar com exatas?!” Bem, ao longo da vida esse aluno certamente perceberá que a matemática está nos detalhes mais essenciais do dia a dia, seja ao conferir um troco no supermercado ou ao planejar o tempo de um trajeto de carro. E isso tudo sem falar do fato mais inevitável de todos: os concursos e vestibulares não deixarão de cobrar a disciplina. A notícia boa é que nunca é tarde para começar a estudar.
Dominar os conteúdos mais simples já te coloca na frente de muita gente. Você sabia que cerca de 32,7% da prova de matemática do Enem abrange só o básico? Já dá para tirar um nota boa!
Para te ajudar a estudar matemática do zero, o GUIA DO ESTUDANTE conversou com o professor Rodrigo Serra, do Oficina do Estudante, e reuniu algumas dicas. Você também encontra links para alguns de nossos textos que ensinam o bê-á-bá destes assuntos.
+ Redação do zero: por onde começar a aprender
1. Antes de tudo, quais são os assuntos básicos da matemática?
De acordo com Rodrigo, os conteúdos mais elementares da matemática são:
- Problemas com as 4 operações (soma, subtração, divisão e multiplicação)
- Potências e raízes;
- Múltiplos e divisores;
- Frações;
- Racionalização de denominadores;
- Equações de 1° grau e 2 ° grau;
- Áreas de figuras planas;
- Teorema de Pitágoras;
- Conteúdos básicos de estatística (média, mediana e moda).
Pareceu muita coisa? Respire fundo e comece pelas 4 operações – afinal, sem elas você não resolve nenhum dos tópicos seguintes. “Essas questões, que envolvem os fundamentos da matemática aparecem nos vestibulares de forma direta e/ou como base para outros assuntos”, afirma o professor do Oficina do Estudante.
+ As 5 questões de Matemática mais fáceis que já caíram no Enem
2. Assista a aulas (ou videoaulas)
Elas são certeiras e funcionam para a maior parte das pessoas. Para compreender um assunto, em especial aqueles que não temos ideia alguma, o melhor caminho é começar por aulas, sejam elas presenciais ou online. O próprio Youtube reúne uma série de canais com professores experts em matemática, e você pode testar diferentes abordagens e explicações para ver qual funciona melhor para você.
3. Faça listas de exercícios e provas antigas
Mas como saber que você absorveu o conteúdo e realmente aprendeu o que viu na aula? Só tem um caminho. “O estudante, normalmente, sente-se competente para passar para o tópico seguinte quando diante de uma situação-problema consegue ter segurança e autonomia para resolvê-la”, afirma Rodrigo Serra. Ou seja, você precisa testar seu conhecimento.
A melhor maneira de fazer isso é resolvendo listas de exercícios, ou até mesmo refazendo provas antigas do Enem, vestibular ou concurso que pretende prestar. Para encontrar as listas é simples: basta fazer uma busca no Google por “lista de exercícios quatro operações”, “lista de exercícios frações” e por aí vai. Existem centenas delas!
+ Nunca mais erre conversões de medidas com este macete de Matemática viral
4. Treine a interpretação de texto
Depois de fazer continhas de mais e menos até a exaustão, você começará a achar a matemática básica fácil demais. Mas cuidado com o excesso de confiança! O pulo do gato nas provas e vestibulares é saber aplicar estes conteúdos a diferentes contextos. De nada adianta saber a conta ou a fórmula que precisa ser usada, se você não entender o comando da questão – ou sequer compreender o que ela está te pedindo.
Em provas como o Enem, isso fica muito evidente. Observe esta questão da prova de 2024, que pede somente contas básicas.

Antes de tudo, o estudante precisa entender qual foi a pergunta da professora. Para isso, basta localizar no enunciado o trecho “A partir daí, precisa responder para a professora em quais posições se encontram os números que representam a mesma quantidade”. O comando também está na imagem, que diz “Encontre três quantidades iguais“.
Dito isso, o aluno precisa colocar todos os compartimentos do visor na mesma unidade – o caminho mais fácil é transformar todos em unidades decimais, como está o compartimento V (4,5).
Para isso, precisará ter conhecimentos de:
- Potência
- Divisão
- Raíz quadrada
- Fração
No compartimento I:
4 1/2 = √ 4 = 2
No compartimento II:
4 + 1/2 = (8 + 1)/2 = 9/2 = 4,5
No compartimento III:
10/45 = 2/9 = 0,22
No compartimento IV:
18/4 = 9/2 = 4,5
No compartimento V:
4,5
No compartimento VI:
4/5 = 0,8
Resposta: Alternativa B, pois os compartimentos II, IV e V trazem o número 4,5.
5. Uma lista de conteúdos que pode ajudar
Quer começar a colocar a mão na massa? O GUIA DO ESTUDANTE separou algumas matérias explicativas que te ajudam a mergulhar na Matemática Básica:
- Frações
- Potenciação
- Teorema de Pitágoras
- Média, moda e mediana
- Equação de 1º grau
- Equação de 2º grau
- Área de figuras planas
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.