Como estudar por questões, método famoso entre aprovados no vestibular
Conheça essa forma prática estratégica e certeira de se preparar para as provas

Se existe um segredo que muitos aprovados nos vestibulares compartilham, é este: eles resolveram muitas questões de provas anteriores. Parece simples, e realmente é — mas também é extremamente eficaz. Entender o estilo da banca, os temas mais recorrentes e até “a cara” das alternativas pode fazer toda a diferença na hora da prova.
Estudar por meio de questões anteriores é mais do que revisar conteúdos. É colocar o conhecimento em prática, desenvolver raciocínio lógico e ganhar ritmo de prova. Além disso, esse tipo de estudo ajuda a identificar lacunas no aprendizado e a direcionar melhor o tempo de preparação. Ou seja, o estudante treina não só o conteúdo, mas também a estratégia.
Quer aprender a melhor forma de fazer isso? O GUIA DO ESTUDANTE conversou com Viktor Lemos, diretor geral do Curso Anglo, e reuniu algumas dicas. Confira abaixo!
+ As duas questões do Enem 2024 que mostram que vale a pena estudar com edições antigas
Vantagens do método
O diretor explica que as bancas costumam ter um perfil e uma tradição que se repete ao longo dos anos, seja na abordagem dos conteúdos de cada disciplina, ou até mesmo na repetição dos temas. E a melhor forma do estudante se preparar é colocar a resolução de questões antigas na sua rotina, inclusive fazendo esses exercícios como forma de treino das teorias.
Além disso, Viktor destaca que a partir de questões de vestibulares anteriores, o candidato passa ter a experiência mais real possível da prova.
+ Enem: baixe todas as provas e gabaritos
Como encontrar as questões antigas
“Hoje em dia, com internet e plataformas disponíveis até de forma gratuita, o estudante tem acesso a questões antigas de vestibulares passados de uma forma muito fácil.”, avalia o professor. Segundo ele, o estudante pode:
- Entrar nos próprios sites da instituição que tem interesse e fazer download de provas antigas;
- Pesquisar o assunto e a banca do vestibular no próprio Google;
- Ou mesmo outros materiais de escolas de Ensino Médio e de cursos pré-vestibulares que já oferecem essas questões antigas como base desse treinamento e preparação.
E vale levar em consideração que, com o passar do tempo, os vestibulares mudam os seus perfis. “Então não adianta o aluno estudar questões antigas olhando provas de 10, 15 anos atrás. É necessário olhar provas mais recentes, dos últimos 4 ou 5 anos”, completa o diretor.
Cuidado importante
Por fim, o especialista aponta um cuidado: o estudante não pode achar que essa é a única forma de estudo. “Há outros métodos complementares, como a leitura de textos teóricos, anotações e revisões ao longo de toda a jornada de preparação, por exemplo.”
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.