Clique e assine GE Play por R$16,90

Como funciona o Google Classroom, app que pode ajudar na quarentena

Em tempos de coronavírus, a ferramenta é uma mão na roda, pois funciona como uma sala de aula virtual

Por Juliana Morales - Atualizado em 24 mar 2020, 17h08 - Publicado em 24 mar 2020, 12h43

Mais uma ferramenta para ajudar nos estudos durante a quarentena: o Google Sala de Aula. aplicativo, disponível para celulares Android iPhone (iOS), criado em 2014, é uma espécie de sala de aula virtual do Google. Por meio dele, professores podem organizar e compartilhar conteúdo a distância. Além de permitir anexar atividades e materiais em PDF, o Google Classroom possibilita a criação de perguntas que podem ser respondidas por múltipla escolha ou respostas curtas.

Como funciona

Depois de baixar o app, ou entrar na versão web, o professor deve logar usando uma conta Gmail. O próximo passo é criar uma turma, colocando o nome, a sala e a disciplina correspondentes. Todas as turmas criadas e as atividades publicadas ficarão salvas em uma seção chamada “Mural”.

Existem dois jeitos de convidar outros professores e alunos no grupo: solicitações enviadas via e-mail, na seção “pessoas”, ou com um “Código da Turma”, que deve ser repassado aos envolvidos. Os alunos também precisam acessar usando uma conta Gmail. 

Continua após a publicidade

Na aba “Atividades” na barra inferior, é possível criar uma atividade, com título e descrição, alterar a pontuação, adicionar uma data de entrega e um tópico. 

No Classroom, o professor também consegue disponibilizar materiais que estão no Drive, em links no YouTube ou arquivos em PDF.

 

Continua após a publicidade
Publicidade