Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Como usar anáfora e catáfora na redação

Os nomes podem não ser familiares, mas usamos a todo momento

Por Luccas Diaz Atualizado em 8 mar 2021, 19h26 - Publicado em 3 mar 2021, 21h30

Calma, estudante! As palavras podem assustar, mas anáforas e catáforas são recursos amigáveis para todos que utilizam a língua portuguesa. Usamos esses elementos em diferentes contextos. Geralmente, a anáfora resgata uma informação citada anteriormente no texto. Já a catáfora é uma expressão que apresenta uma informação que ainda vai ser trabalhada no texto.

O professor do Colégio Anglo São Paulo Edy Carlos Leite da Silva explica que, ao redigir uma redação, a anáfora e a catáfora ajudam na fluidez e na coesão do texto.  A seguir, veja exemplos de como utilizar esses recursos para escrever uma boa redação.

TERMOS ANAFÓRICOS

Piscando
Anafóricos evitam que as palavras se repitam Tenor/Reprodução

Termos anafóricos são aqueles que resgatam uma palavra citada anteriormente no texto. A anáfora pode exercer diferentes funções: criar efeitos estéticos (caso comum na poesia, que utiliza a figura de linguagem de repetição para dar ênfase em uma ideia) ou contribuir na coesão do texto.

“Geralmente utilizamos a anáfora com pronomes demonstrativos (esse, essa) ou pronomes oblíquos (o, a, lhe)“, explica Edy Carlos.

“É importante ficar atento com a função sintática que cada palavra exerce no texto. Por exemplo: o pronome oblíquo o atua como objeto direto, já o lhe, como objeto indireto”, diz o professor. Os pronomes anafóricos devem ser usados no texto levando em consideração a transitividade do verbo. “Esse é um erro recorrente na redação: resgatar objetos diretos com pronome indireto e vice-versa”, alerta.

Exemplos:

Estamos ansiosos pela vacina, a qual fará uma enorme diferença na contenção do vírus.

Podemos observar que a vacina não é repetida. “O pronome relativo a qual retoma a palavra vacina. Portanto, ele é um pronome anafórico” explica Edy Carlos.

Cansaço, febre e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19.

Continua após a publicidade

No caso acima, a anáfora é utilizada por meio do pronome esses. Ele retoma os três sintomas destacados na frase: “Cansaço, febre e tosse seca”.  O leitor consegue relacionar o pronome aos termos sem a necessidade de repetir as palavras.

TERMOS CATAFÓRICOS

Suspense
Suspense no ar! Os termos catafóricos servem para introduzir uma informação que ainda não apareceu no texto.  Dessa forma, a catáfora cria o efeito de surpresa ou expectativa no leitor Tenor/Reprodução

Elementos catafóricos têm função contrária à da anáfora. Usamos esse recurso (olha aí uma anáfora!) quando o termo a que estamos nos referindo será introduzido no decorrer do texto. Dessa forma, a informação aparece depois do termo. Os elementos catafóricos podem ser os pronomes demonstrativos isto e esta, por exemplo

“A catáfora é comumente usada para criar um efeito de surpresa. Quando se cria expectativa no leitor”, esclarece Edy Carlos.

Exemplo:

A real situação é esta: estamos ansiosos pela vacina.

O pronome esta antecipa a informação que vem na sequência.

CUIDADO!

Cuidado
Não cometa erros de sintaxe Tenor/Reprodução

O professor Edy Carlos alerta sobre os cuidados que devemos ter para utilizar os dois recursos na redação.  “É preciso verificar o que o termo irá resgatar ou antecipar no texto e verificar se ele é correspondente, sintaticamente falando”, diz.

Não adianta nada evitar repetição de palavras e ganhar pontos em coesão e errar na gramática, certo? Então, fica aqui uma dica final: o pronome lhe só pode ser usado para substituir objetos indiretos, ou seja, aqueles que vêm acompanhados de uma preposição.

Você ficou com alguma dúvida sobre o uso de anáfora e catáfora na redação? Comente nas redes sociais do @guiadoestudante e a nossa equipe responde 😉

Quero Bolsa | Procurando por Bolsas de Estudo para graduação, pós-graduação ou técnico?! Garanta uma Bolsa de Estudo de Até 75% nas Mensalidades. Saiba mais!

Continua após a publicidade
Publicidade