Conceição Evaristo dá dicas sobre seus livros que caem nos vestibulares
Autora de 'Olhos d'Água' e 'Canção Para Ninar Menino Grande' apontou quais aspectos os estudantes devem observar nas obras
Os estudantes que fizeram a última edição do vestibular da Unicamp depararam-se, na primeira fase da prova, com o seguinte excerto do livro Olhos D’Água, de Conceição Evaristo:
“Lembro-me ainda do temor de minha mãe nos dias de fortes chuvas. Em cima da cama (…) ela nos protegia com seu abraço (…). Nesses momentos os olhos de minha mãe se confundiam com os olhos da natureza. Chovia, chorava! Chorava, chovia! Então, por que eu não conseguia lembrar a cor dos olhos dela?”
Eles deveriam comparar o trecho com o de uma outra obra – Niketche, da autora moçambicana Paulina Chiziane. E, no caso desta e de muitas outras questões, ter lido os dois livros do começo ao fim não era suficiente para saber a resposta. Como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade: e agora, José?
A verdade é que, para mandar bem nas questões de literatura do vestibular, seja ele qual for, é preciso mais do que conhecer o enredo do livro. Não são apenas os editais que estão dizendo isso, mas uma das grandes autoras cobradas nas provas.
“Eu espero que os estudantes que leem o meu livro, leiam observando não somente o conteúdo, mas também o processo de criação”, afirma Conceição Evaristo, que neste ano figura no vestibular da Unicamp e da Fuvest – e também é uma das apostas de professores para a prova do Enem 2025, já que apareceu em edições passadas.
Com “processo de criação”, a autora mineira refere-se a aspectos como o uso da linguagem e os modos da narrativa. A escolha do tipo de narrador, por exemplo, pode dizer muito sobre a obra. Já os personagens podem levantar reflexões sobre tipos e classes sociais.
Conceição pontua que os estudantes devem se lembrar que a literatura é uma expressão artística – em seus termos, “a arte da palavra”. Por isso, aos candidatos dos vestibulares, ela torce para que sua arte renda além da aprovação no curso dos sonhos.
“Eu espero muito, talvez até mais, que a minha obra possa servir de reflexão para as pessoas. Uma pessoa que está começando um curso agora, ou que vai iniciar a carreira, que minha literatura sirva para perceber a responsabilidade social que cada um tem a partir de sua casa e seu espaço”, conclui.
Ver essa foto no Instagram
Quer entender os livros de Conceição Evaristo?
A gente te explica tim-tim por tim-tim! No e-book Literatura em Foco, disponível para download gratuito clicando aqui, você confere um resumo e análise detalhados sobre os livros Olhos D’Água e Canção para Ninar Menino Grande, de Conceição Evaristo. Tem informações sobre os personagens, o tipo de narrador, contexto histórico, enredo e muito mais – tudo feito com cuidado e consultando os professores do Poliedro Curso.
Além dos livros da autora, você também encontrará ao longo de 100 páginas resumos e análises das seguintes obras cobradas nos vestibulares:
- A Vida Não é Útil (Unicamp e cotado para o Enem)
- A Visão das Plantas (Fuvest e UFRGS)
- As Meninas (Fuvest)
- Ainda Estou Aqui (UFGD e cotado para o Enem)
- Balada de Amor ao Vento (Fuvest)
- Caminho das Pedras (Fuvest)
- Memórias de Martha (Fuvest)
- Nebulosas (Fuvest)
- No Seu Pescoço (Unicamp)
- O Avesso da Pele (UFRGS e cotado para o Enem)
- O Cristo Cigano (Fuvest)
- O Sol na Cabeça (UFSC e cotado para o Enem)
- Opúsculo Humanitário (Fuvest)
- Torto Arado (UESB, UEPG e cotado para o Enem)
Não substitui a experiência de ler os livros, é claro, mas a gente te guia e torna esse percurso muito mais fácil.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Qual o feminino de dragão?
Gabarito Unicamp 2026: correção extraoficial da primeira fase
Quanto precisa tirar na primeira fase da Unicamp?
Qual o coletivo de “gaviões”?
Professores divergem sobre 2 questões da Unicamp 2026; entenda se podem ser anuladas