Conheça 10 curiosidades sobre o Império Mongol, o mais extenso da História
Durante sua vida, o líder mongol Gengis Khan conseguiu erguer o maior império em extensão que um único homem já criou
A grandiosidade do Império Mongol chega a assustar. Chegou a ocupar 20 milhões de km², o equivalente a 2,3 vezes o tamanho do Brasil. Confira abaixo 10 curiosidades sobre o império do líder Gengis Khan:
1) Gengis Khan se chamava, na verdade, Temudjin. Ele nasceu por volta de 1165, à beira do Rio Onon, no noroeste da Mongólia, uma vasta região de clima árido, ocupada pelos turcos até o século 12.
2) Com o pai morto por inimigos tártaros, a família de Khan sobrevivia com dificuldades. Aos 15 anos, o futuro imperador mongol já almejava a liderança da família. Para assumir o posto, chegou a matar seu meio-irmão Bekter com uma flechada, durante uma pescaria para se livrar da concorrência.
– Conheça a história do líder mongol Gengis Khan
3) Entre os mongóis, sempre que havia uma crise, havia uma guerra. Com 18 anos, Temudjin arrumou uma desavença com uma tribo inimiga e, com a ajuda de Teghrul, líder dos poderosos caraítas, e de seu amigo Jamuka, influente chefe militar de um clã aliado, conseguiu reunir 40 mil homens e derrotar os inimigos. A partir de então, uma série de batalhas o levaria à liderança dos mongóis.
4) Após virar o líder dos mongóis, passou a se chamar Chingis Khan (“Gengis” é a versão persa do nome, que ficou famosa por terem sido eles os primeiros a relatarem sua história), que significa “soberano do oceano”.
5) Gengis Khan soube ser um líder carismático e impiedoso, ao mesmo tempo. Tinha profundo senso de justiça, e atos de bravura costumavam conquistar seu coração. Guerreiros valentes, mesmo entre inimigos, eram recompensados com posições de comando em suas tropas. Já os traidores, esses eram castigados com a morte.
6) O avanço rápido e arrasador do Império Mongol se deve, sobretudo, ao terror imposto aos inimigos. Nobres ou governantes não eram poupados, populações inteiras eram assassinadas. A fama fez com que muitas cidades que estavam em seu caminho preferissem se render, pagar tributos e entregar mulheres e escravos, do que correr o risco de serem massacradas.
7) Durante sua vida, o líder mongol Gengis Khan conseguiu erguer o maior império em extensão que um único homem já criou, que ocupou cerca de 20% das terras do planeta. O território se estendia da costa do Oceano Pacífico ao Mar Cáspio. Seus descendentes chegaram à Europa e ao Golfo Pérsico (veja mapa abaixo).
8) Os mongóis não possuíam leis escritas – nem sequer nada escrito. Não conheciam a agricultura também e seus modos eram pouco civilizados mesmo para os padrões da época: não tomavam banho, comiam carne crua e viviam infestados de piolhos e outros parasitas.
9) A supremacia mongol começou a ter fim no início do século 15, em parte por causa da ausência de uma identidade mongólica e devido a inevitável fragmentação do sistema de clã, que culminou em lutas internas entre as diferentes tribos do império, logo após a morte de Gengis Khan, em 1227.
– Mongólia: o trágico destino de um império grandioso
10) Até hoje não se sabe onde o líder mongol foi enterrado. Diz a lenda que todos os criados e soldados que participaram do funeral foram assassinados. Recentemente, uma equipe de pesquisadores japoneses e mongóis encontrou os restos do palácio de Gengis Khan e a tumba pode estar em algum lugar perto da construção, localizada a 250 quilômetros da capital da Mongólia, Ulan Bator.