O Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar), ou como é mais conhecido – SAT, é um dos exames mais comuns dos EUA, utilizado pelas universidades estadunidenses em seus processos de admissão para graduação.
Administrado pelo College Board, ele também pode ser chamado de SAT Reasoning ou SAT-I. O teste é aplicado em escala nacional e é uma espécie de Enem. Isso porque ele funciona como um exame unificado, aceito em todas as instituições e tornando-se parte do processo de admissão.
O exame tem o objetivo de avaliar os conhecimentos e habilidades de raciocínio crítico do aluno através de três áreas: Math (matemática), Critical Reading (linguagem e interpretação de textos) e Writing (escrita). Cada seção da prova tem uma pontuação máxima de 800 pontos. No total, a nota máxima é de 2.400. Uma pontuação perfeita no exame é de 1.600, enquanto uma pontuação composta média no exame é de 1050.
Como funciona o SAT?
O tempo total do teste, incluindo o Essay, é 3 horas e 50 minutos. Confira abaixo a nova estrutura do exame (que passou a valer em 2016):
Evidence-based (Reading & Writing) – 100 minutos
#1 Reading – 65 minutos 52 questões
#2 Writing – 35 minutos 44 questões
Mathematics – 80 minutos 45 questões de múltipla escolha, 13 questões discursivas
#3 Math (Não é permitido uso de calculadora) – 25 minutos
#4 Math (Permitido uso de calculadora) – 55 minutos
O Essay é opcional e realizado no mesmo dia, porém após a realização das seções acima.
#5 ESSAY – 50 minutos – 1 evidence-based essay (analisar uma fonte)
Cálculo da nota da prova
Cada seção da prova conta entre 200 e 800 pontos. O seu resultado final na prova pode variar entre 600 e 2.400 pontos. As questões estão distribuídas entre os níveis fácil, médio e difícil, sendo que cada questão possui o mesmo peso de pontos, independente da dificuldade. Não há problema em chutar alguma questão caso não saiba (a penalidade para chutes era aplicada antes da mudança na estrutura do exame, ou seja, até 2016).
Avaliar se um candidato foi “bem” ou “mal” nessa prova depende muito das universidades em que ele pretende se candidatar. Assim como no ENEM, não existe “não passar” nesse exame, o que existe é ir mal e tirar uma nota baixa, o que pode atrapalhar a sua candidatura.
Lembre-se que o processo de admissão é holístico, e você terá várias outras formas de mostrar o seu potencial e quem você é em seu application.
SAT-II
O SAT Subject Test, ou SAT II, é diferente da versão “normal”, pois ele avalia o seu conhecimento em uma área específica, em uma prova de uma hora de duração.
Os “Subject Tests” são exames de matérias específicas e requeridos por algumas universidades no seu processo de admissão. São os únicos testes em que o estudante pode escolher as matérias de maior interesse e nas quais pode demonstrar suas habilidades específicas.
É importante destacar que o SAT-II não substitui o SAT
Continua após a publicidade
É um exame complementar e que pode ajudar o candidato a mostrar para a universidade em quais matérias é muito bom, além dos conhecimentos gerais avaliados pelo SAT. Há SAT II em 20 áreas diferentes, cada teste tem uma pontuação máxima de 800 pontos, e você poderá fazer no máximo três testes por vez.
Geralmente, as universidades mais disputadas pedem entre dois e três SAT Subjects, além da prova tradicional. Este exame também é administrado pelo College Board.
Dicas de Estudo para a prova
O site do College Board disponibiliza o envio do Question of the Day. Você recebe todos os dias em seu e-mail uma questão do SAT. A pergunta é direcionada ao site que te diz qual é a resposta correta, com uma explicação sobre a questão.
O jornal NY Times traz algumas dicas para você se dar bem no exame: fazer simulados, para ajudar a se adequar com o ritmo da prova; não ficar preso a uma só pergunta; responder as mais fáceis primeiro; não tentar adivinhar as respostas chutando e claro, estudar para saber as respostas.
Dicas de Livros Especialiazados
Você também pode se preparar para esse exame consultando guias livros especializados, abaixo algumas ótimas recomendações: