Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

6 curiosidades sobre Nikola Tesla, o gênio injustiçado da eletricidade

Talvez você o conheça somente pelo nome da empresa de Elon Musk, mas o cientista foi o responsável por algumas das maiores invenções elétricas

Por Luccas Diaz
Atualizado em 9 jul 2024, 19h33 - Publicado em 9 jul 2024, 19h00

Nikola Tesla (1856-1943) foi um homem à frente do seu tempo. O sérvio-americano demonstrou desde cedo paixão pela ciência e é considerado até hoje um dos grandes gênios da contemporaneidade. Esse reconhecimento todo, no entanto, não veio de uma só vez. Ainda que estivesse envolvido em inúmeros projetos pioneiros, como a invenção do rádio e das correntes elétricas, o nome de Tesla foi frequentemente ofuscado por outros mais influentes e bem posicionados na sociedade ao longo de sua carreira.

+ Conheça Alan Turing, o pai da computação condenado por ser homossexual

Os principais pontos de destaque do seu legado têm a ver com a sua grande descoberta: o campo magnético rotativo. De forma bem simplificada, ele é a base pela qual a energia elétrica pôde ser convertida em movimento mecânico nos motores de indução. A partir dessa descoberta – que foi apenas uma entre as mais de 40 patentes registradas pelo cientista –, Tesla deixou um rastro de contribuições eternas para a humanidade.

Podemos citar como exemplos o sistema de corrente elétrica alternada, utilizado até hoje em fios de alta tensão a longa distância; o transformador e a bobina de Tesla; o motor de indução de eletrodomésticos; o sistema de ignição dos carros; os sistemas polifásicos; o rádio; o controle remoto; a iluminação fluorescente, entre outros.

O GUIA DO ESTUDANTE separou 6 curiosidades para você conhecer Nikola Tesla.

1. Guerra com Thomas Edison

Briga de gigantes! Nikola Tesla se mudou para os Estados Unidos em 1884, na esperança de ser contratado por Thomas Edison, que na época já era um inventor estabelecido e famoso nos estudos da eletricidade. O imigrante não apenas foi contratado, como foi designado a melhorar e resolver os problemas técnicos dos sistemas de iluminação de Edison. A relação, no entanto, azedou rapidamente: enquanto Edison defendia a adoção da corrente contínua (CC), Tesla insistia na corrente alternada (CA). As diferenças técnicas e filosóficas dos dois afastaram a possibilidade de uma relação saudável, e a rivalidade entre os dois só aumentou quando Tesla deixou a empresa de Edison para seguir sua própria trajetória. A diferença nas visões ficou conhecida como “Guerra das Correntes”.

Continua após a publicidade

2. Dormia somente 2 horas por noite

Com severos problemas de insônia e uma mente inquieta, não era raro Tesla dormir somente duas horas por noite. A falta de sono não era, porém, apenas uma questão biológica, o cientista defendia que sono excessivo era prejudicial à sua produtividade e criatividade, preferindo dormir poucas horas à noite, mas tirar algumas sestas durante o dia, com pequenos cochilos de 20 minutos. Um workaholic nato, não é mesmo?

+ Saiba como aprender enquanto dorme

3. Foi reconhecido como inventor do rádio antes de morrer

Em 1891, Tesla construiu um sistema de transmissão sem fio que podia ser controlado remotamente, com a capacidade de enviar sinais a curta distância. Para provar sua ideia, controlou um barco utilizando somente ondas de rádio. Obviamente, não se tratava do aparelho de rádio que conhecemos hoje, mas foi a partir da tecnologia de Tesla que o italiano Guglielmo Marconi criou um sistema prático e comercialmente viável, ficando conhecido como o inventor do rádio. Tesla e Marconi se enfrentaram legalmente por anos na busca pelo título de inventor do aparelho, mas foi somente no ano de sua morte, 1943, que Tesla foi reconhecido pela Suprema Corte dos Estados Unidos como o verdadeiro inventor da tecnologia usada por Marconi.

4. Obcecado por numerologia

Assim como para outros grandes gênios das Exatas, os números representavam para Tesla muito mais do que apenas objetos de trabalho. O cientista acreditava em diversos preceitos da numerologia e tinha uma verdadeira obsessão em ditar sua rotina e projetos a partir dos números que acredita lhe trazerem sorte ou harmonia. Acreditava, principalmente, nos diviseis por 3, uma vez que via no número uma universalidade natural. Além disso, costumava prezar pela simetria e estética em todos os seus projetos, afirmando que estas características influenciavam diretamente na sua eficiência e funcionalidade.

5. Apesar das contribuições para a sociedade, não enriqueceu

Este talvez seja um dos motivos pelos quais o nome de Tesla tenha ficado ofuscado por tanto tempo na História. Imigrante, o cientista vinha de origens humildes e nunca almejou uma vida de luxos. Um peixe fora d’água na sociedade intelectual – que historicamente foi composta pelos mais ricos –, não iniciava projetos visando lucros, apenas avanços científicos. Tinha um estilo de vida modesto, gastava o que ganhava nas suas invenções cada vez mais ousadas – e que, por vezes, falhavam ou não promoviam retorno financeiro. Na velhice, dependeu de apoiadores e amigos para pagar as despesas médicas.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

+ O cientista que inventou uma técnica para aprender qualquer coisa

6. Quis transmitir energia sem fio para todo mundo

A Torre de Wardenclyffe, também conhecida como Torre de Tesla, foi um dos projetos mais ambiciosos de Nikola Tesla – mas, infelizmente, não foi concluído. Iniciado em 1901, o projeto visava a construção de uma torre que pudesse transmitir energia elétrica sem a necessidade de fios condutores. Segundo o cientista, a torre seria capaz de transmitir energia pelo ar, permitindo assim o acesso à energia em qualquer lugar do mundo. O projeto recebeu investimentos milionários no início, mas as constantes mudanças e aprimoramento influenciaram no tempo da obra e consequente desistência do projeto. Em 1917, a torre foi destruída para vender as peças.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
6 curiosidades sobre Nikola Tesla, o gênio injustiçado da eletricidade
Estudo
6 curiosidades sobre Nikola Tesla, o gênio injustiçado da eletricidade
Talvez você o conheça somente pelo nome da empresa de Elon Musk, mas o cientista foi o responsável por algumas das maiores invenções elétricas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.