logo-ge

Cursinho popular da Bahia abre mais de 11 mil vagas para 2º semestre

Criado por uma iniciativa do governo do estado, o Universidade para Todos opera em 143 municípios.

Estão abertas, até o dia 2/4, as inscrições para o cursinho popular Universidade para Todos, na Bahia. Podem se inscrever aqueles que já concluíram ou vão concluir em 2019 o ensino médio na rede estadual ou municipal de ensino. A inscrição é online e deve ser feita no site da Secretaria da Educação da Bahia. O estudante deve verificar, primeiramente, as cidades, unidades e turnos em que o curso será oferecido. Hoje, o projeto criado pelo governo do estado e executado em parceria com as universidades estaduais já abrange 143 municípios da Bahia.

A ficha pede outros dados como CPF, o tipo de modalidade em que o aluno curso o Ensino Médio, as notas de matemática e português que contam no histórico escolar e endereço. Depois de preencher um questionário socioeconômico, será emitido um comprovante da inscrição. O passo a passo do processo está disponível no Manual do Usuário, que pode ser baixado no site do Universidade para Todos.

O cursinho é presencial e de carga horária de 20 horas semanais, divididas entre aulas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia. Além das aulas, o projeto oferece também seminários, oficinas, orientação profissional e simulados. Os alunos que ao final do curso apresentarem frequência de, no mínimo, 75%, poderão ser isentos da taxa de inscrição em vestibulares das universidades estaduais. O material didático também é gratuito.

O resultado dos selecionados deve ser publicado no dia 10/5, e as matrículas devem ser feitas do dia 21 a 24/5 na unidade e turno escolhidos pelo candidato no momento da inscrição. As aulas vão do final de maio até dezembro e, ao todo, 11.505 inscritos poderão ser selecionados.