Depois de usar o Enem como primeira fase, UFRJ realiza segunda etapa dias 9 e 10
Para coordenador de cursinho do Rio, candidatos devem revisar pontos fracos e ler questões com atenção
por Morena Madureira
“Eu sempre digo que a prova da UFRJ é gostosa de fazer, pois não é muito extensa e relaciona bem os conteúdos”. Esta é a avaliação de Marcello Spolidoro, coordenador pedagógico da área de biomédicas e exatas do curso Pré-Vestibular Comunitário Vetor. Depois de ter utilizado o Enem como primeira etapa, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza a segunda fase do processo seletivo 2010 neste fim de semana, dias 9 e 10 de janeiro.
Com cinco provas discursivas – língua portuguesa e literatura brasileira, redação e mais três disciplinas específicas para cada grupo de carreiras escolhido -, a segunda etapa da UFRJ será aplicada a todos os candidatos. No entanto, apenas no dia 17 de fevereiro será divulgada a relação dos vestibulandos que terão suas provas discursivas corrigidas. De acordo com Spolidoro, porém, quem acha que teve um mal desempenho no Enem não deve desanimar. “Independente de como o aluno acha que foi no Enem, ele deve ir preparado, porque depois pode até passar numa reclassificação. A UFRJ tem cursos com várias reclassificações”, diz o coordenador.
Tanto para quem acredita que não mandou bem no Enem como para quem está confiante, Spolidoro aconselha que a última semana seja dedicada à revisão dos pontos tidos como fracos pelos vestibulandos. “Agora não é a hora de ver conteúdos novos, pois o que tinha que ser aprendido já foi, mas vale a pena separar de duas a duas horas e meia para uma revisada”, orienta o coordenador.
Para os dias de prova, que terão cinco horas de duração, Spolidoro recomenda a leitura atenta das questões. “Os enunciados da UFRJ são bem diretos e o aluno deve se focar no que está sendo pedido, ver se é para descrever, citar, explicar…”, sugere. O coordenador aconselha ainda que os vestibulandos façam primeiro as questões mais fáceis e assim reservem mais tempo e concentração para as disciplinas que têm maior dificuldade.
– Leia mais notícias de Vestibular