E chegaram as férias! Você ainda está estudando para alguma segunda fase de vestibular? Ou já está totalmente à vontade, fazendo os planos para estudar e passar na faculdade ano que vem? Nos dois casos, já é hora de pegar mais leve nos estudos e aproveitar o verão de dezembro e janeiro para relaxar.
Nada como um bom livro para nos distrair e ajudar a esfriar a cabeça. E mais: você nem precisa gastar dinheiro na livraria ou ir até uma biblioteca. No site Domínio Público você encontra livros bacanas disponíveis para baixar gratuitamente.
A seguir, listamos 10 clássicos da literatura mundial e brasileira que você pode baixar em minutos e começar a ler ainda hoje. Confira!
A Divina Comédia, de Dante Alighieri
O escritor italiano escreveu o livro entre 1304 e 1321, sempre em versos no dialeto toscano, que viria a ser a base da língua italiana moderna. A Divina Comédia conta a história de Dante ao Inferno, Purgatório e Paraíso, guiado pelo poeta Virgílio.
O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa)
O Guardador de Rebanhos é um livro que reúne os poemas de Alberto Caeiro, uma das “faces” do poeta português Fernando Pessoa. Caeiro é um homem simples, ligado à natureza, que se vale apenas da experiência sensória para sua “filosofia”. É deste livro os famosos versos: “Sou um guardador de rebanhos. / O rebanho é os meus pensamentos / E os meus pensamentos são todos sensações”.
Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
O livro mais famoso do escritor realista é narrado em primeira pessoa por um “defunto-autor”, isto é, um homem que já morreu e decide escrever sua autobiografia. Logo nas primeiras páginas, na dedicatória, lemos: “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas memórias póstumas”.
O Ateneu, de Raul Pompéia
O romance é considerado o único exemplar de romance impressionista da literatura brasileira. O livro conta a história de Sérgio, um menino enviado a um colégio interno no Rio de Janeiro, comandado por Aristarco um diretor de regras rígidas.
O Primo Basílio, de Eça de Queirós
O romance do escritor português conta a história de Luísa, jovem sonhadora e ociosa da sociedade de Lisboa, que acaba envolvida por Basílio, seu primo, com quem se reencontra, após anos de distância. A história de traição será marcada pelo medo de Luísa de ser descoberta por Jorge, seu marido.
Senhora, de José de Alencar
Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira, apaixona-se por Fernando Seixas, a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade se casar com uma moça rica. Passado algum tempo, Aurélia, já órfã, recebe uma grande herança do avô e ascende na escala social. Ainda ressentida com o antigo namorado, resolve vingar-se dele.
Hamlet, de William Shakespeare
Hamlet, uma das peças mais famosas do poeta e dramaturgo inglês, conta a história de Príncipe Hamlet, que tenta vingar a morte de seu pai, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet.
A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, de Júlio Verne
O inglês Phileas Fogg leva uma vida regrada e solitária, mas tem muito dinheiro. Acompanhado de seu fiel empregado, decide, após um desafio com seus amigos, viajar o mundo todo em apenas 80 dias.
Édipo Rei, de Sófocles
A peça do dramaturgo grego Sófocles foi escrita por volta de 427 a.C. A tragédia conta a história de Édipo, que mata o pai e se torna amante da mãe. O mito de Édipo se tornou um dos pilares da teoria psicanalítica de Sigmund Freud, que fala do “Completo de Édipo” no relacionamento entre filhos e pais.
Fausto, de Goethe
Fausto é o popular personagem criado pelo escritor alemão Goethe. No livro, Fausto vende a alma ao diabo em troca de saber e prestígio sobrenaturais.