Dia do Desafio: veja como resolver a questão da OBMEP que viralizou
Analisar qual criança tinha "cara" de mais velha não era o melhor caminho... veja como chegar na resposta da questão de Matemática!
Nesta terça-feira (30), milhões de estudantes da rede pública de todo o Brasil realizaram a primeira fase da OBMEP, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A competição mobilizou os fãs dos números, que sonham com o prêmio e quem sabe até com uma vaga em universidades públicas que valorizam medalhistas. Mas quem não é lá muito chegado na Matemática também teve motivos para sorrir – ou melhor, dar muita risada. Uma questão da prova, fotografada na surdina, acabou viralizando nas redes sociais, e estudantes se divertiram explicando o caminho que percorreram para chegar na resposta. Olha só:
https://twitter.com/yurebahialima/status/1663506906076381185
https://twitter.com/mullerrcahh/status/1663512219814854657
Pois é, analisar qual criança tinha mais cara de adolescente não ajudaria muito neste caso. Era preciso colocar o cérebro para funcionar e exercitar um pouquinho o raciocínio lógico. Neste Dia do Desafio, confira como resolver a questão da OBMEP.
Por eliminação
O primeiro caminho de resolução é o mais simples, e provavelmente o mais indicado para quem está em uma prova e não pode perder tempo. É a famosa resposta por eliminação.
O enunciado da questão informa que as três crianças têm 7, 8 e 9, mas não diz qual número pertence a cada uma delas. A única coisa que sabemos é que a criança com 8 anos foi a única que mentiu. Ou seja, quem disse não ter 8 anos, na verdade tem: a menina de cabelo enrolado à direita.
Também sabemos que, tendo 8 anos, ela é a criança “do meio”, já que o mais novo tem 7 e o mais velho 9.
Com esta informação, já é possível chegar em uma alternativa. Se a questão pede para assinalar a letra que mostra a criança mais velha e a mais nova, basta ir na única que não mostra a menina de 8 anos: alternativa B!
O outro caminho
Ok, já chegamos na alternativa correta. Mas se você é daqueles que gosta de sofrer e quer determinar a idade de cada criança, passo a passo, para tirar a prova, também é possível fazer isso.
Já sabemos que a menina de cabelo enrolado tem 8 anos. Resta, então, uma criança de 7 e outra de 9. Também sabemos que as outras duas crianças não mentiram: se o menino de cabelos loiros diz não ter 9 anos e a menina de cabelos enrolados tem 8, a única idade que restou para ele é 7!
Com isso, a última criança, a menina negra de presilha no cabelo, só pode ser a mais velha, de 9 anos.
E aí, acertou a questão?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Para professores, questão de linguagens do 1º dia de Enem tem duas respostas possíveis
Rayssa Leal e Paolla Oliveira viram questões do primeiro dia do Enem 2025
Qual o aumentativo de óculos de sol?
Qual é o masculino de cabra?
Gabarito Enem 2025: correção extraoficial do primeiro dia





