PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Dicas para ser um bom aluno, segundo professores

No Dia do Estudante, perguntamos para professores o que faz um bom aluno. Confira as dicas e comece a colocar em prática

Por Taís Ilhéu, Luccas Diaz
Atualizado em 15 ago 2023, 10h39 - Publicado em 10 ago 2023, 13h33
imagem mostra a atriz emma watson interpretando hermione granger. É uma menina de cabelos castanhos e enrolados
Na franquia Harry Potter, Hermione Granger se destaca por ser uma aluna aplicada e questionadora (Warner Bros/Divulgação)
Continua após publicidade

Que atire a primeira pedra quem nunca foi descrito em uma reunião de pais e mestres como “bom aluno, mas conversa demais” ou então “comportado, mas não presta atenção”. Ser um estudante perfeito parece uma missão quase impossível, não importa se você está no Ensino Médio ou já é um universitário. A boa notícia é que você não precisa acertar em um tudo – todos têm suas dificuldades e aptidões. Mas isso não significa que não é necessário se esforçar! A receita para ser um bom estudante envolve habilidades possíveis de serem adquiridas, como autonomia e uma boa comunicação. Quem está dizendo não somos nós, mas quem mais entende de educação: professores!

+ 8 livros para ler antes de entrar na faculdade, segundo professores

Neste Dia do Estudante, conversamos com docentes para entender quais características fazem um bom aluno. As dicas são úteis para estudantes em qualquer fase da vida e certamente contribuem para um melhor aprendizado. Confira!

1. Tenha autonomia

Quem está no Ensino Fundamental ou Médio certamente já foi alertado pelos professores que a vida na faculdade não será tão fácil e que, na nova fase, os docentes não entregarão nada de bandeja. Cada um precisará correr atrás do seu aprendizado. A afirmação até tem um fundo de verdade! Na universidade, os professores costumam ter outras demandas além da sala de aula, como a pesquisa acadêmica, e muitas vezes não conseguem oferecer uma atenção especial a cada aluno.

Mas assumir um lugar de maior protagonismo no aprendizado e ter autonomia neste processo não precisa ser um cenário ameaçador, até porque o estudante tem muito a ganhar com isso. Segundo os professores, o ideal é que o aluno compreenda que seu papel não é o de inércia – de alguém que apenas chega na aula para absorver passivamente o conteúdo ensinado. É preciso interagir com quem ensina, com os colegas e com o próprio conhecimento. Com isso, o estudante desenvolve uma visão mais crítica sobre os conteúdos e passa a se conhecer melhor, entendendo o que funciona ou não quando o assunto é aprender.

+ 4 dicas de estudo do medalhista de ouro na Olimpíada de Matemática 

Continua após a publicidade

2. Comunique-se

Essa dica tem bastante a ver com a anterior. O estudante autônomo também costuma se comunicar mais e melhor! Para aprender, é necessário participar ativamente das discussões dentro e fora da sala de aula, perguntando, expondo seu ponto de vista e fomentando o debate. Atenção: não estamos falando daquela conversa fora de hora que atrapalha a concentração de todo mundo – inclusive a sua. Comunicar-se bem envolve saber a hora de falar e de escutar, assim como respeitar os diferentes pontos de vista e ter um olhar mais diverso.

+ Inscrições abertas para curso de comunicação e cidadania na USP

3. Seja comprometido

A educação não acontece se o professor tiver vontade de ensinar, mas o aluno não se interessar em aprender. Todos os envolvidos no processo precisam estar comprometidos para que o aprendizado aconteça! Já imaginou se o professor simplesmente desiste de explicar o conteúdo para um aluno que não está entendendo, decide não corrigir as provas ou esquece o plano de aula? Da mesma forma que estas atitudes podem arruinar uma aula, o estudante que deixa o livro em casa, não faz as leituras indicadas e não se engaja nas atividades também está atrapalhando o próprio aprendizado. Ser mais comprometido faz com que o aluno compreenda o objetivo do que acontece em sala de aula!

+ Study buddies virtuais atrapalham ou ajudam nos estudos?

Continua após a publicidade

4. Mantenha-se atualizado

Essa é uma habilidade que será útil para o estudante pelo resto da vida, inclusive no mercado de trabalho. Em um mundo que sofre constantes transformações, se manter atualizado sobre novas ferramentas e formas de aprender pode ser de grande ajuda! E não, essa não é uma deixa para pedir que o ChatGPT faça seus trabalhos da escola – saiba, inclusive, que os professores sabem muito bem identificar um texto que foi escrito usando a Inteligência Artificial.

Dominar as novas ferramentas é também saber utilizá-las de forma responsável. Use a tecnologia a seu favor fazendo pesquisas aprofundadas, checando dados e consumindo informações de fontes confiáveis.

5. Seja curioso

Aprender não precisa ser monótono e nem encarado como uma obrigação – e alunos curiosos sabem bem disso. A partir do momento em que você passa a se interessar genuinamente pelo conhecimento, ele se torna mais interessante. É como se um novo mundo de possibilidades se abrisse! Se você está se perguntando como fazer isso, a resposta é bem simples: seja mais curioso. Pesquise a fundo sobre os conteúdos que está aprendendo, tente entender como ele se relaciona com a realidade e com que acontece todos os dias no mundo e, acima de tudo, seja um questionador.

6. Tenha organização e autodisciplina

Para encerrar, uma dica mais prática. Um bom aluno é aquele que se preocupa com a organização dos seus estudos, e isso envolve desde criar um sistema de anotações que facilite a pesquisa mais tarde até um cronograma com os dias das aulas e as entregas a serem feitas. Os professores reforçam: o tempo pode ser o grande aliado ou o maior vilão na sua vida de estudante. É você quem escolhe. Aliada à organização, é importante que os alunos tenham autodisciplina para gerir sua rotina de estudos, já que nem sempre será possível contar com a supervisão de um professor.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Contribuíram: Maria Cristina Máximo Almeida, coordenadora de curso da Faculdade Anhanguera, Luã Santini, professor da Faculdade Anhanguera, e Elizete Lucilana Soares, diretora da Faculdade Anhanguera. 

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Dicas para ser um bom aluno, segundo professores
Estudo
Dicas para ser um bom aluno, segundo professores
No Dia do Estudante, perguntamos para professores o que faz um bom aluno. Confira as dicas e comece a colocar em prática

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.