Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Dificuldade com matemática pode ser resultado de excesso de TV na infância, diz estudo

Pesquisadores canadenses relacionam exposição de bebês à televisão com diminuição de desempenho escolar

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h59 - Publicado em 4 Maio 2010, 16h11

da redação

 

 

 

Você é daqueles que não consegue aprender matemática? Segundo pesquisadores canadenses, a culpa pode ser das horas que você passou em frente à televisão quando era bebê. Um estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, relaciona exposição à telinha e queda de desempenho escolar.

Psicopedagogos analisaram os hábitos de 1 317 crianças do Québec, província de origem francesa do país. Os pequenos foram acompanhados entre os 2 e os 10 anos. Ao cruzar o tempo que eles passaram em frente à TV e os boletins escolares do ensino fundamental, conseguiram traduzir em números o que a sabedoria escolar já diz: TV faz mal para a vida escolar.

Segundo o estudo, crianças entre 2 e 4 anos que consumiram mais televisão que a média (8 horas e meia por semana) tiveram, na 4ª série do ensino fundamental (8 anos), notas 6% menores que os colegas nas provas de matemática. As notas nas aulas de leitura não foram prejudicadas, segundo o estudo.

Continua após a publicidade

"A gente acreditava que o impacto da exposição precoce à TV desaparecesse quando as crianças atingissem os 7 anos de idade. Ficamos surpresos ao ver que os efeitos negativos persistiram", disse Linda Pagani, coordenadora do estudo.

Segundo a pesquisadora, o problema da TV é que a falta de estímulos à iniciativa própria da criança. "Reduzir o número de horas que as crianças ficam em frente à televisão ajuda a evitar que elas, quando adultas, tenham hábitos mentais passivos. O tempo que elas gastam em frente à TV poderia ser substituído por outras atividades mais produtivas para o desenvolvimento comportamental, motor e cognitivo", disse.

O estudo ainda apontou que os bebês que assistiam a muita televisão também apresentaram, no ensino fundamental, 7% menos interesse nas aulas que as crianças e 10% mais de chance de serem vítimas de bullying. Aumento de peso e aumento de consumo de refrigerante também foram outras consequências da exposição excessiva aos televisores.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

LEIA MAIS – Notícias de vestibular – Notícias de Enem

Publicidade
Dificuldade com matemática pode ser resultado de excesso de TV na infância, diz estudo
Estudo
Dificuldade com matemática pode ser resultado de excesso de TV na infância, diz estudo
Pesquisadores canadenses relacionam exposição de bebês à televisão com diminuição de desempenho escolar

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.